Edição anterior (2624):
sexta-feira, 14 de janeiro de 2022
Ed. 2624:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2624): sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Ed.2624:

Compartilhe:

Voltar:


  Nova Variante Ômicron

Saúde confirma três casos da variante ômicron em Petrópolis 
Idoso de 87 anos e duas mulheres, de 23 e 33 anos, são os primeiros casos da variante ômicron em Petrópolis

 


 

Wesley Fernandes – especial para o Diário

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou na noite de quinta-feira (13) três casos da variante ômicron em Petrópolis: um homem, de 87 anos, e duas mulheres, de 23 e 33 anos. Os testes foram realizados entre 27 de dezembro e 04 de janeiro. Além desses, na Cidade Imperial há outros nove casos em análise por parte da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O total de casos – confirmados e suspeitos – mais que dobrou nos últimos dias, visto que, na quinta-feira (06), o município contabilizava quatro amostras sob análise. Agora, esse total subiu para 12 – um crescimento de quase 70%. Em todo o Estado do Rio de Janeiro, são 127 casos confirmados e 394 sob investigação.

O primeiro paciente que testou positivo para ômicron é um idoso, de 87 anos, morador do Quitandinha. O teste foi realizado em 27 de dezembro do ano passado e não há informação se ele viajou. Segundo a Prefeitura, a Secretaria de Saúde não conseguiu contato com o paciente para saber como ele está atualmente – nos primeiros dias após a infecção, no fim de dezembro, os sintomas eram leves, afirma a pasta.

O segundo caso é de uma jovem, de 23 anos, moradora do Santa Mônica. Ela chegou a viajar para a cidade do Rio de Janeiro e realizou o teste também em 27 de dezembro. Atualmente a paciente, de acordo com a SMS, está curada. O terceiro caso é também de uma mulher, de 33 anos, moradora do Alto da Serra. A paciente viajou para Cabo Frio, na Região dos Lagos, e realizou o teste no dia 04 de janeiro. Agora, ela apresenta sintomas leves e um pouco de tosse.

Além das três confirmações, os outros nove casos suspeitos estão sendo investigados. Agora, somente com o término do sequenciamento genético realizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, será possível saber se os casos se tratam ou não da variante ômicron.

Segundo dados disponibilizados no Painel Coronavírus da SES, os 92 municípios fluminenses somam 254 casos confirmados da ômicron, distribuídos da seguinte forma: 107 casos na Região Metropolitana I; oito no Médio Paraíba; quatro na Baixada Litorânea; três na Baia de Ilha Grande; três na Região Serrana; um na Região Metropolitana II; e um no Centro Sul. No Norte e Noroeste do Estado, ainda não há confirmação de circulação da variante.

Além disso, 394 amostras sugestivas para Ômicron foram identificadas no Estado, através do teste RT-PCR por inferência, que sugere o tipo de variante. Os casos suspeitos são das seguintes regiões: 358 da Metropolitana I; 11 do Médio Paraíba; nove da Serrana; quatro da Baia de Ilha Grande; três da Baixada Litorânea, Metropolitana II e Norte; dois do Centro Sul; e um caso suspeito no Noroeste.



Edição anterior (2624):
sexta-feira, 14 de janeiro de 2022
Ed. 2624:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2624): sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Ed.2624:

Compartilhe:

Voltar: