Edição anterior (1446):
sexta-feira, 26 de outubro de 2018
Ed. 1446:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1446): sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Ed.1446:

Compartilhe:

Voltar:


  Saúde

Secretaria de Saúde lança aplicativo para celular

O sistema oferece aos usuários todas as informações da rede de saúde, além de notificações

 

Petrópolis é uma das poucas cidades do país que modernizou todo o seu sistema da rede de saúde oferecendo um aplicativo de celular à população. A coordenação de informática da Secretaria de Saúde, apresentou nesta quinta-feira (25.10) o app SUS Petrópolis, para o prefeito Bernardo Rossi e representantes da área da saúde. O objetivo do app é informar, aproximar e facilitar a população dos serviços da rede. O sistema foi desenvolvido sem custo para a administração pública, pela equipe interna de informática da própria secretária. O app já está disponível para aparelhos celulares com sistema Android e os aparelhos com sistema iOS (iPhone) terão a disponibilidade de baixar o aplicativo a partir do próximo mês.

O desenvolvimento do aplicativo já era um plano municipal de saúde que saiu do papel nesta gestão. Apenas cinco cidades no Brasil oferecem à população um aplicativo onde elas encontram informações, localizações e serviços da rede de saúde.

“O aplicativo torna mais rápido o atendimento. Vemos a importância das redes para ajudar as pessoas. O município tem outros aplicativos que auxiliam nos serviços prestados. Estamos adaptando nossas secretarias para utilizar a tecnologia para melhor atender a população e esse app vai ao encontro desse trabalho de modernização que estamos propondo em diversas áreas do governo”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

O app SUS Petrópolis tem as informações de 82 unidades da rede de saúde com todos os serviços como horário, atendimento, localização e notificações. O usuário encontra também dados de emergência como telefones no SAMU e Corpo de Bombeiros além de informativos de vacinas, farmácia e instruções para realizar uma consulta. São mais de 50 unidades de Atenção Básica, todos os postos UBS, academias e consultórios.

“Esse aplicativo é um avanço que aproxima a população ao serviço de saúde e ainda temos outros projetos que estamos desenvolvendo para que as pessoas tenham um acesso mais prático e ágil ao sistema”, ressaltou a secretária de Saúde Fabíola Heck.

A ferramenta oferece também o serviço de notificação enviando mensagens de avisos sobre as unidades de saúde, possibilitando uma comunicação direta com o usuário. Elas podem ser imediatas ou agendadas com vários formatos: imagem, link e texto.  Outro diferencial oferecido são as informações sobre acidente envolvendo animais, como picada de cobras, por exemplo.

A Secretaria de Saúde está desenvolvendo para o próximo ano o portal da secretaria, para aqueles que não quiserem baixar o aplicativo. Além de explorar ainda mais a ferramenta com novos recursos, oferecendo a possibilidade de o usuário acompanhar o andamento da consulta e dos exames.

“O aplicativo oferece as principais funções e todas as informações da saúde, um sistema de localização de GPS pelo Google Maps, a notificação com campanhas, ações, mutirões realizados pelo município todo um canal direto facilitando a comunicação do usuário do SUS. A ferramenta pode ainda oferecer mais canais e recursos, estará sempre em processo de evolução” finalizou o desenvolvedor da coordenação de informática da Secretaria de Saúde, Valério Augusto.

Estiveram presentes no lançamento o vice-prefeito Baninho; o vereador Silmar Fortes; o presidente do Sehac Felipe Furtuna; a chefe de planejamento da secretaria de saúde Suzana Rezende; a diretora do Centro de Saúde Élida Santos; a coordenadora do CRAM Cleo de Marco além de membros da Secretaria de Saúde.



Edição anterior (1446):
sexta-feira, 26 de outubro de 2018
Ed. 1446:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1446): sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Ed.1446:

Compartilhe:

Voltar: