Edição anterior (1446):
sexta-feira, 26 de outubro de 2018
Ed. 1446:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1446): sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Ed.1446:

Compartilhe:

Voltar:


  Geral

Volte a Ser Feliz busca recursos para atender um número maior de mulheres

Até o momento, cerca de 30 mulheres receberam o procedimento de dermopigmentação paramédica, gratuitamente

Recuperar a autoestima das pessoas. Esta era a intenção da pigmentadora Patrícia Bastos quando criou o Projeto Volte a Ser Feliz, que consiste na dermopigmentação paramédica de diversas áreas atingidas direta ou indiretamente por doenças. Reconstrução de aréolas mamárias em pacientes que realizaram mastectomia, camuflagem de vitiligo, pigmentação de sobrancelhas em pessoas que perderam os pêlos durante a quimio e radioterapia são os principais procedimentos realizados pela equipe.

 

Nesta semana a iniciativa completa cinco meses, com cerca de 30 pacientes atendidas, totalizando aproximadamente 50 procedimentos (muitas pacientes, por exemplo, realizaram tanto a pigmentação de sobrancelha quanto de aréola). Agora, o projeto inicia uma nova fase: o uso de plataformas digitais para captar recursos, com a intenção de mudar a vida de cada vez mais pessoas.

“Estes primeiros meses de projeto foram maravilhosos. Nunca imaginei que uma coisa que parece tão pequena fosse ter um impacto tão direto na vida das pessoas. Infelizmente, por ser a única financiadora, não consigo fazer todos os procedimentos imediatamente, devido aos altos custos de materiais e equipamentos. Temos uma longa lista de espera, com mais de 50 pessoas, e com a ‘vaquinha’ online que estamos iniciando, esperamos ajudar cada vez mais mulheres e, quem sabe, até homens, que tenham vitiligo ou que perderam suas sobrancelhas na batalha contra o câncer”, destaca Patrícia Bastos, idealizadora do projeto.

Os encaminhamentos são, principalmente, realizados em parceria com a APPO (Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos) e com a FNCC (Frente Nacional de Combate ao Câncer). As instituições realizam triagem entre as interessadas, pedem que a paciente consulte seu médico para ver se há alguma possível restrição e, após todo o processo, são direcionadas à Clínica, para realizar o procedimento. Há também pacientes que buscam diretamente o Projeto, que têm seus casos diretamente avaliados pelos profissionais.

O crowdfunding, popularmente chamado de “vaquinha online”, é uma espécie de financiamento coletivo, em que qualquer pessoa doe valores estipulados pelos criadores da campanha, podendo assim ajudar nas causas. No caso do projeto, a plataforma utilizada é o “Kickante”, considerada o maior site do gênero no país.

“A ideia de abrir espaço para as pessoas ajudarem é muito interessante, pois a comunidade pode se unir para fazer parte de uma causa maior. Em nosso caso, a pessoa pode doar o valor que quiser, partindo de R$10,00. Dependendo do valor, o doador recebe uma ‘recompensa’, que pode consistir em vídeos das pacientes realizando procedimentos, indicações de pessoas para participação, entre outros”, comenta Gisele Goulart, responsável por captar parcerias ao projeto.

Para ilustrar a campanha, foi produzido um vídeo com depoimentos de pacientes já contempladas. O vídeo, que pode ser encontrado na plataforma digital ou no canal do YouTube da Clínica, possui trechos falando sobre a autoestima, o câncer, a pigmentação e aconselhando pessoas que estão passando pela mesma doença pela qual elas já passaram. Confira parte dos depoimentos.

“Só quem passa por um câncer sabe da importância de apoio, seja ele qual for. No início é um baque, mas você tem que levantar e lutar, saber que isso vai passar”, frisa Roseli Mota, primeira paciente a receber o procedimento de reconstrução de aréola, que foi contemplada também com a pigmentação de sobrancelha e revitalização de lábios.

“Estou me sentindo ótima! Todo dia vou no espelho e fico olhando minhas sobrancelhas, que estão lindas. Era a melhor coisa que poderia ter acontecido, pois me lembrou que preciso me cuidar. Isso muda totalmente o astral e nos dá força para continuar”, disse a aposentada Nádia Valente, que passa atualmente pela quarta luta contra o câncer e realizou pigmentação de sobrancelha.

“É engraçado, porque antes da doença, eu queria morrer. Depois que aconteceu, eu vi o quanto a vida é maravilhosa. Depois da mastectomia, eu não me olhava no espelho, e agora sempre olho. A Patrícia é um anjo que veio para nos ajudar, para mudar a vida das pessoas”, disse emocionada a paciente Sandra Márcia Gonçalves, conhecida como “Xuxa”, que trabalha como voluntária na APPO desde 2004, quando venceu um câncer de mama. Ela recebeu, assim como Roseli, os procedimentos de pigmentação de aréola, sobrancelha e lábios. 

Clínica realiza outros procedimentos estéticos 

A Clínica Patrícia Bastos, onde são realizados os procedimentos, também oferece, fora do projeto, os procedimentos de camuflagem de olheiras, estrias, cicatrizes e queloide, despigmentação (de sobrancelhas, tatuagens, etc), revitalização de lábios, lash lift, além, claro, da reconstrução de aréola e pigmentação de sobrancelhas. A dermopigmentação é uma espécie de tatuagem, feita com equipamentos específicos e tintas diferenciadas, devido à importância de parecer natural e não agredir a pele.

                A profissional, que dá nome à Clínica, se especializou com melhores profissionais do ramo, a nível mundial, com certificado para exercer no território europeu e aparelhos de primeira linha, importados. “Acredito que a especialização e a prática são essenciais para realizar um trabalho de qualidade. Por isso, me esforço para sempre adquirir mais conhecimento. Devo isso às pacientes”, frisa Patrícia.

                Dúvidas sobre procedimentos e valores podem ser tiradas pelos telefones (24) 98843-6000 e (24) 2246-5531, pelo e-mailclinicapatriciabastos@gmail.com ou na Clínica, localizada na Rua 16 de Março, número 158 (Edifício Central), sala 901.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=08NHe4A3_xo

Link do financiamento coletivo: https://www.kickante.com.br/campanhas/projeto-volte-ser-feliz

 



Edição anterior (1446):
sexta-feira, 26 de outubro de 2018
Ed. 1446:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1446): sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Ed.1446:

Compartilhe:

Voltar: