Mauro Peralta é médico e está vereador
Há mais de um século, mais precisamente no ano de 1900, um grupo de músicos amadores, funcionários da Fábrica Cometa, então localizada no meio da Serra Velha da Estrela, se reunia para tocar seus instrumentos e alegrar as festas da comunidade do Alto da Serra e arredores. Já naquela época, a música era a grande diversão das famílias, proporcionando momentos de confraternização e novos encontros.
Juntos, pois ninguém faz nada sozinho, conseguiram, com a ajuda dos moradores da região, a doação de uma residência no meio da antiga Serra Velha e deram o nome da banda de Filhos de Euterpe, em homenagem à filha do Deus Grego Zeus, Euterpe, que era a aprazível musa da música e da poesia lírica, conhecida por espalhar alegria. No dia 27 de maio de 1901, aconteceu a fundação do Clube Musical Euterpe.
Com o crescimento da agremiação, que passou a tocar seu seleto repertório em toda a cidade, além de propiciar ensino musical para crianças, tornou-se necessário encontrar um novo local, bem maior, devido à pujança da agremiação. Assim, o presidente da época teve a ideia de conseguir sócios proprietários para aumentar a arrecadação do clube e cobrir os gastos cada vez maiores de sua manutenção. Em 1978, foi fundada a nova sede do Clube Musical Euterpe, na Rua Teresa, oferecendo um amplo salão para bailes, aulas de música, reuniões de aniversário, casamentos e qualquer evento que possa congregar, animar e celebrar a vida.
Eu fui convidado para o baile de aniversário do Clube em um domingo muito chuvoso e, para minha surpresa, todas as mesas do salão estavam ocupadas, principalmente por pessoas de cabelos prateados. Minha amiga, a Sra. Shirlei Maria dos Santos, após assumir a presidência da diretoria administrativa, mostrou que com trabalho, garra e honestidade, tudo pode ser recuperado e melhorado. Ela assumiu após a pandemia, com o caixa das finanças zerado, problemas no telhado e o clube parado, sem atividades.
Recuperou tudo em um curto período de tempo, ajudada por seus diretores Vilar dos Santos Nascimento e Aldair Freitas, a quem, em seus nomes, cumprimento todos os demais colaboradores. Hoje, a entidade promove bailes todos os fins de semana, proporcionando à terceira idade uma distração saudável e exercício para corpo e mente. Além disso, gera empregos para músicos, garçons, cozinheiros, porteiros, seguranças e bombeiros civis, trazendo, além de alegria, recursos para nossa cidade, tão carente de entretenimento para nós, nascidos nas décadas de 40, 50 e 60.
Durante a semana, acontecem aulas de zumba, dança de salão, capoeira e judô. Em breve, haverá aulas de música para as crianças e o retorno da famosa Banda Euterpe, que, junto com a Primeiro de Setembro, no próximo governo, alegrará nossas praças e reuniões. Gostaria que o prefeito conhecesse o trabalho e a valentia da Dona Shirlei e sua diretoria para aprender que, mesmo com parcos recursos, não desperdiçando dinheiro, comprando de forma econômica e com credibilidade, é possível governar bem e ajudar o próximo. Temos certeza que em 2025 mais glórias virão para o nosso Euterpe. Meus parabéns ao Clube Musical Euterpe, orgulho de nossa Petrópolis.
Veja também: