Previsão é de movimento maior neste sábado em Petrópolis
O Dia das Mães, celebrado neste domingo (11), deve impulsionar fortemente o comércio de Petrópolis, acompanhando a tendência nacional apontada por pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o SPC Brasil e a Offerwise. Segundo o levantamento, cerca de 126,9 milhões de consumidores devem ir às compras, movimentando aproximadamente R$ 37,75 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.
Apesar do número expressivo, a projeção representa uma queda nominal de R$ 2,46 bilhões em comparação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, a data permanece como a segunda mais relevante para o varejo, atrás apenas do Natal. A expectativa é de que haja uma aceleração de última hora impactando os números da pesquisa de forma positiva.
“A tradição de presentear no Dia das Mães segue muito forte entre os brasileiros. Em Petrópolis, essa é uma excelente oportunidade para aquecer as vendas e fortalecer o comércio local. Mesmo diante de um cenário econômico mais desafiador, os lojistas estão preparados com promoções e opções variadas para todos os bolsos”, afirma o presidente da CDL Petrópolis, Claudio Mohammad.
O Dia das Mães, segunda data mais importante para o varejo brasileiro, movimenta as ruas e centros comerciais de Petrópolis. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o SPC Brasil e a Offerwise, os consumidores pretendem gastar, em média, R$ 298 com os presentes valor mais alto entre os homens (R$ 334) e entre as classes A/B (R$ 351).
Entre os produtos mais procurados para a data estão perfumes (47%), roupas, calçados ou acessórios (41%), cosméticos (26%), chocolates (23%) e flores (19%). Em média, os consumidores devem comprar dois presentes.
“As datas comemorativas são momentos estratégicos para o comércio e o Dia das Mães é, sem dúvida, uma das mais simbólicas. Os lojistas petropolitanos estão preparados com variedade de produtos, promoções e atendimento personalizado, para receber os clientes que querem presentear com carinho e responsabilidade financeira”, afirma Claudio Mohammad, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, entidade filiada à Confederação.
As lojas físicas seguem como o principal canal de compra (80%), com destaque para shopping centers (32%), shoppings populares (19%), lojas de departamento (17%) e lojas de rua (11%). Mesmo assim, o comércio online também terá espaço: 45% pretendem fazer ao menos uma compra pela internet, sendo 73% por aplicativos, 69% por sites e 28% pelo Instagram.
Entre os sites preferidos, os varejistas internacionais lideram (52%), seguidos pelas lojas online de cosméticos e perfumes (45%) e varejistas nacionais (37%). A variedade de produtos (72%), os preços mais baixos (61%) e a qualidade (38%) estão entre os principais motivos apontados para optar por sites internacionais.
“A popularização dos aplicativos e dos marketplaces amplia o acesso e a comodidade para o consumidor, mas a experiência da loja física ainda é muito valorizada. Em Petrópolis, muitos consumidores gostam de tocar o produto, negociar e sair da loja com o presente já em mãos”, destaca Claudio Mohammad.
A pesquisa também mostra que o consumidor está atento ao orçamento: 79% afirmam que pretendem pesquisar preços antes de comprar. A maioria deve realizar essa pesquisa pela internet (85%), em sites e aplicativos (74%) e redes sociais (41%). Já 68% buscarão informações também nas lojas físicas, principalmente em shoppings (47%), lojas de rua (32%) e supermercados (17%).
Em relação à forma de pagamento, 67% planejam pagar à vista sobretudo por PIX (46%) ou cartão de débito (23%). Outros 56% devem optar pelo parcelamento, com destaque para o cartão de crédito, em média em até quatro parcelas.
Veja também: