Edição anterior (3921):
quarta-feira, 02 de julho de 2025


Capa 3921

Diploma na mão e novos sonhos: 283 mulheres se formam pelo programa “Vamos Juntas”, do Governo do Estado

Programa gratuito da Secretaria da Mulher e FAETEC amplia oportunidades e fortalece protagonismo feminino no estado

Foot: Carlos Magno
Foot: Carlos Magno


"Esse certificado representa a chance de realizar o sonho. Com ele, posso imaginar um futuro como organizadora de eventos e até cerimonialista", disse, emocionada, Mariana de Moura Santos, de 39 anos, moradora de Barra do Piraí. Ela faz parte do grupo de 283 mulheres que concluíram cursos de qualificação profissional oferecidos gratuitamente pelo programa Vamos Juntas, do Governo do Estado. Os diplomas foram entregues, nesta terça-feira (01/07), no Palácio Guanabara, pelo governador Cláudio Castro e a primeira-dama e presidente do RioSolidario, Analine Castro.

Realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria da Mulher e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), o programa marca um avanço nas políticas públicas de capacitação, inclusão e geração de renda no Estado do Rio de Janeiro.

-  Esta cerimônia simboliza não apenas a conclusão de uma etapa, mas o início de novos horizontes. Essas mulheres venceram, superaram desafios diários e agora estão prontas para conquistar o mercado de trabalho. O mais bonito desta primeira turma é que ela será exemplo e inspiração para aquelas que sonham ainda em fazer um curso desses. Muitas mulheres vão olhar para vocês e pensar: "se elas conseguiram, eu também posso" - destacou o governador Cláudio Castro.

O Vamos Juntas tem foco em mulheres a partir de 16 anos em situação de vulnerabilidade social e econômica. A proposta é fomentar a autonomia feminina por meio da capacitação técnica em áreas como cerimonialista, agente cultural e recepcionista e ampliar as possibilidades de empregabilidade e empreendedorismo. Criado em 2024, o programa inclui auxílio estudantil (alimentação e transporte) e material didático.

Nesta primeira edição, 375 mulheres se inscreveram por meio dos Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAMs) e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Destas, 75,5% concluíram com sucesso os cursos. Ao todo, foram ofertadas 15 formações distintas, estruturadas a partir das demandas regionais e das reais oportunidades de mercado. O programa foi implementado em 21 municípios fluminenses.

- O Vamos Juntas é um caminho de reconstrução. Cada mulher que chega à formatura carrega uma história de coragem e transformação. Nosso papel é garantir que essas histórias sigam se multiplicando em todo o estado - afirmou a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

A cerimônia foi marcada por emoção, com homenagens e a entrega dos certificados às formandas, como a moradora de Itaperuna, Rosângela Tavares, de 47 anos. Ela ganha a vida como merendeira numa escola e decidiu fazer o curso de porteiro e vigia por acreditar que a formação vai ajudá-la a melhorar sua renda.

-  Fiz o curso para mudar de profissão e também ter mais oportunidade no mercado de trabalho. Gostei, porque eu tive novas experiências. Foi muito importante para mim, foi um salto na minha vida. Pretendo ter um serviço melhor na área que me formei e não pretendo parar aí, vou continuar a estudar - disse.

A recém-formada Mariana de Moura dos Santos, de 39 anos, conta que foi a filha de 13 anos quem a incentivou a fazer o curso de organizadora de eventos, em Barra do Piraí.

-  Eu já fazia algumas festinhas, mas as aulas abriram meus olhos para coisas que eu não via antes na área. E assim, me trouxe mais vontade de trabalhar, de empreender, de buscar crescimento profissional - contou Mariana, que foi à cerimônia de formatura na companhia dos dois filhos, a menina, de 13 anos, e o menino, de 17 anos.

Mais oportunidades a caminho

A segunda edição do programa já está em andamento, com 970 alunas em formação em 34 municípios. A ampliação do projeto reforça o compromisso do Governo do Estado com a autonomia feminina, o combate às desigualdades e a promoção da cidadania.

- Esse diploma é fruto de trabalho incansável. Estamos ampliando as oportunidades de emprego através da capacitação profissional. Essa parceria está transformando a vida dessas mulheres. A Faetec tem orgulho de integrar um programa tão transformador, com cursos pensados para gerar impacto real na vida das mulheres e em suas comunidades - ressaltou Alexandre Valle, presidente da Fundação.

Edição anterior (3921):
quarta-feira, 02 de julho de 2025


Capa 3921

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral