Darques Júnior Especial para o Diário
Nesse último fim de semana, a chuva intensa causou, pelo menos, 30 ocorrências, entre quedas de arvores e pequenos deslizamentos em diversos bairros da cidade, de acordo com a Defesa Civil, que atuou em conjunto com a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (COMDEP) e a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans).
Segundo o Boletim da Defesa Civil, cinco casas nos bairros Taquara e Castelânea foram interditadas e as famílias atendidas pela Secretaria de Assistência Social. Oito linhas de ônibus ficaram prejudicadas com a queda de árvore na Avenida Barão do Rio Branco, no último sábado, e tiveram os trajetos alterados.
Já a concessionária Águas do Imperador informou que regiões como Vale das Flores, no Bonfim, e Juruá, na Posse, tiveram abastecimento prejudicado por conta da falta de energia nas bombas que abastecem as localidades. A concessionária orienta que os moradores façam o uso consciente da água até a normalização do fornecimento.
Além disso, a concessionária de energia Enel finalizou os reparos dos equipamentos das bombas de que abastecem o Taquara, as comunidades São Francisco e Derrubada, com abastecimentos retomados gradativamente. Em nota, a concessionária de energia informou que normalizou o serviço para 94% dos clientes impactados pelas fortes chuvas, com rajadas de vento e descargas atmosféricas que atingiram a Região Serrana no fim de semana. Desde o primeiro momento, a distribuidora iniciou manobras remotas e mobilizou antecipadamente suas equipes, reforçando o contingente em campo para atender às demandas o mais rápido possível. As equipes, que já enfrentaram desafios como os acessos a áreas de difícil alcance e a queda de árvores e galhos sobre a rede elétrica seguem atuando em campo.
Veja também: