Edição anterior (3501):
sábado, 08 de junho de 2024


Capa 3501

35 anos de Hipershopping: um empreendimento superlativo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Por Carolina Freitas e Monica WInter

Aberto ao público em 6 de junho de 1989 com mais de 216 lojas, o Hipershopping se mostrou, desde o princípio, um empreendimento superlativo. Inédito no interior do Estado do Rio de Janeiro da época, o shopping modificou os conceitos de compras, cultura e lazer do município. Ele foi construído no mesmo terreno em que funcionou a extinta Fábrica de Tecidos Cometa e, como ela, também passou a tecer memórias.

Ponto de encontro ideal, o espaço foi pensado de maneira a proporcionar a união das pessoas e a perpetuar os momentos vividos por elas. Cenário de grandes recordações, o Hiper, como foi carinhosamente apelidado por muitos, é imensurável pelas histórias e recordações que abriga.

Uma inauguração como jamais vista antes

Quem foi morador do Alto da Serra na década de 1980 se recorda com clareza do clima de antecipação à inauguração do Hipershopping. Testemunha da evolução das obras de construção do empreendimento, anexo ao Supermercado ABC, o público da região menciona o expressivo público presente quando as portas foram oficialmente abertas: uma alegria proporcionada à comunidade petropolitana cerca de um ano após as dores ocasionadas pelas chuvas de 1988.

Segundo o Jornal de Petrópolis do dia 8 de junho de 1989, mais de 5 mil pessoas compareceram à disputada inauguração, que contou com um magnífico buffet e uma série de atrações, a exemplo do show da dupla sertaneja Gian e Giovane. Marco na história de Petrópolis, o dia ficou eternizado na memória de quem viu os andares tomados pelo público e assistiu à queima de fogos que iluminou os céus e fez parecer Réveillon em pleno mês de junho.

A história começa com o ABC. Fundamos o supermercado e, depois que a gente já estava com a empresa consolidada, resolvemos abrir o shopping. Nesta oportunidade a Cometa estava desativada e eles estavam interessados em passar o imóvel adiante. São 35 anos desde a inauguração do shopping, mas é impressionante como até hoje ele é agradável à vista com seus corredores largos e infraestrutura. Sr. Athaulpho Alves Vieira, empresário

Hiper Bazar: a primeira escolha no que quer que fosse

Referência por toda Petrópolis independente do departamento, o Hiper Bazar conquistou a clientela pela qualidade e variedade dos produtos oferecidos. O magazine, que operava em dois andares com saída para o Supermercado ABC e para a Praça Normanda, se tornou parte fundamental dos passeios do público ao shopping.

Fosse para dar uma olhadinha nas novidades, escutar álbuns em primeira mão no aparelho de áudio da loja ou então se abastecer na bomboniére para encontros no cinema, o público elegeu o espaço como um de seus ambientes prediletos. Para alguns moradores, tamanho era o carinho pela loja e por seu atendimento ímpar que o enxoval de casamento acabou sendo todo comprado lá.

Nas datas comemorativas, as promoções eram garantidas, com destaque para o Natal: de longe o período que mais dava movimento nos corredores do Hiper Bazar.

Praça Normanda: cenário para grandes vivências

Ponto de encontro de amigos, casais apaixonados e famílias, a Praça Normanda figura como um dos principais cenários de momentos desfrutados no Hipershopping. Com características do estilo normando e, portanto, com a madeira como ponto central de sua decoração, a praça foi capaz de construir uma atmosfera acolhedora própria.

Nela, a diversão sempre teve lugar com os campeonatos de boliche promovidos pela Imperial Bowling, atualmente Manhattan Bowling, a inesquecível pista de patinação no gelo ou então pelas apresentações musicais que, até hoje, fazem da atual praça de alimentação do empreendimento um ambiente de construção de recordações.

O lar do Natal em Petrópolis

O Natal no Hipershopping sempre foi tratado com carinho nos detalhes. Sua decoração, meticulosamente pensada e projetada, cria cenários que estimulam a criatividade e que, através das décadas, encantam gerações. Anualmente, há 35 anos, o Hipershopping é destino certo de quem deseja se sentir mais próximo da magia que constitui a data. E as fotografias comprovam: a comunidade petropolitana aguarda com entusiasmo o momento em que o hall dá lugar ao Polo Norte e que as crianças se veem transportadas para um universo construído pela imaginação.

Para muitas famílias, a festividade não se dá por completo até que os pequenos garantam suas fotos na Vila do Papai Noel. Primeiro grande shopping do interior do Estado e, portanto, pioneiro também em tradições natalinas, o Hiper estimula os petropolitanos a, desde cedo, celebrar momentos especiais, com destaque também para a Páscoa.

A alma do shopping

Palco para desfiles de moda com os lançamentos de cada estação, tarde de autógrafos com Ziraldo, apresentações de dança em parceria com estúdios locais, concursos de fantasia de Carnaval e concertos de corais petropolitanos, a exemplo dos Canarinhos. É inegável: é no mall do Hipershopping que a vida pulsa. Ambiente de passagem para alguns, o espaço representa, para outros, um local de permanência a que sempre se retorna.

Alma do empreendimento, é no mall que o público é convidado a pular Carnaval, prestigiar exposições, participar de contações de histórias e oficinas infantis, conferir feiras de adoção de animais ou então se colocar em movimento com o disputado Baile da Geração Prateada, voltado para o público 60+. Sinônimo de arte, cultura, interação e alegria, o hall tem a capacidade de promover encontros entre gerações graças a uma vasta e variada programação de lazer.

Tenho uma longa história de amor com o shopping e lembranças muito significativas tanto na minha vida pessoal, já que nasci e fui criada no Alto da Serra, como na minha vida profissional e na minha trajetória com o público idoso. Nos anos 2000 realizei uma série de eventos em parceria com o shopping voltadas ao público 60+: oficinas em uma cozinha experimental, corridas de kart com arrecadações destinadas a instituições de longa permanência e, agora em 2024, retomamos o Baile da Geração Prateada. Na pandemia, senti a necessidade de profissionais para que pudessem dar um melhor atendimento a essa população e, em Petrópolis, o primeiro local que entendeu a importância desse público e de sensibilizar a equipe foi o Hipershopping Petrópolis. Silvana Coelho, produtora cultural e consultora 60+

Fundado por e para petropolitanos, o Hipershopping Petrópolis acumula 35 anos de convívio e experiências com quem constrói a cidade e, inevitavelmente, a história do empreendimento. Ponto de apoio nas tragédias de 2022, o shopping está no coração do Alto da Serra e também dos moradores dos arredores. Na época, em somente dois dias foram arrecadadas mais de três toneladas de alimento e promovidas uma série de ações humanitárias em prol das vítimas das chuvas, como a disponibilização de um ponto de descanso para profissionais e cães da área de resgate e a abertura do estacionamento para que os moradores guardassem seus carros gratuitamente. Após a pandemia, o shopping deu início a um novo momento junto ao público: ainda mais atento às transformações sociais e necessidades da população.

Responsável pela geração de cerca de 2.300 postos de emprego, diretos e indiretos, ele se mantém como um dos principais polos comerciais da cidade em que também é possível desfrutar do entretenimento em um novo momento vivido junto à comunidade.

Frente a isso, algumas ações foram implementadas como a criação de um Espaço Coworking no primeiro piso do shopping, a instalação de um tabuleiro de Xadrez Gigante em parceria com o Clube de Xadrez de Petrópolis e a retomada da programação da Geração Prateada, reafirmando o local como um ambiente que atua em prol do bem-estar físico e mental de seus frequentadores. Planejado de maneira a garantir também a praticidade, o Hipershopping Petrópolis é pet friendly, contendo um Espaço Pet que homenageia a entidade filantrópica Dogs Heaven, possui estacionamento coberto para mil carros e, hoje, sedia Secretarias da Prefeitura, uma Unidade Modelo do Detran e a Caixa Econômica Federal, além de um amplo centro empresarial que garante acessibilidade e conforto para seus usuários. Dado o nosso empenho e planejamento estratégico, nossa ideia é tornar esse complexo atrativo como centro comercial e empresarial da maneira que ele merece pela infraestrutura que possui. Tenho um compromisso moral para perpetuar o shopping por gerações e gerações. Daniel Rodrigues Blanc, diretor da Blavi Participações, empresa de administração de bens e imóveis atuante no shopping.

Sede da única pista de boliche em funcionamento da cidade e também da única estrutura de kart indoor local, o Hipershopping é uma das referências de lazer no município. Os cenários foram atualizados e, em uma nova configuração, frequentadores de longa data são acompanhados por filhos e netos que, desde cedo, também passam a ter memórias protagonizadas pelo Hiper Pet friendly, o Hiper também conta com um Espaço Pet próximo da Praça de Alimentação: um parquinho para cães se distraírem enquanto seus tutores têm a oportunidade de se divertirem sem preocupações.

Um dos grandes sucessos da programação do Hiper são as atrações voltadas à Geração Prateada, com mais de 60 anos. Toda terça e quinta, a partir das 11 horas, ocorre o Projeto Melhor Idade, que promove atividades físicas gratuitas com supervisão de professores de Educação Física. No último domingo do mês, por sua vez, é realizado o Baile da Geração Prateada, com a certeza de muita música, dança e animação.

Para quem não quer aguardar até o fim do ano para vivenciar a magia do Natal no Hiper, que vai ser encantador em 2024, a boa notícia é que todo sábado das 10 às 17 horas o shopping promove recreações infantis com oficinas, presença de personagens infantis, contação de histórias e também vivências de teatro. E para comemorar os 35 anos, o Hiper criou a personagem Hortência, uma esquilinha, que teve o nome escolhido através das redes sociais, para ser uma embaixadora da marca e que vai se tornar a paixão de crianças e adultos.

Atualmente, o espaço que correspondia ao segundo andar do Hiper Bazar deu lugar à revitalizada Praça de Alimentação do shopping: um ambiente moderno com variadas opções gastronômicas e o prestigiado Palco Hiper, que oferece shows de artistas queridos pelo público às sextas e sábados a partir das 19 horas.

Para comemorar os 35 anos de conexões com a cidade o Hiper programou uma série de festividades, em uma mistura de homenagem e sintonia emocional com os moradores da cidade. O HiperShopping é um marco para a Cidade e na vida do petropolitano. Além de ser o primeiro shopping da região, foi palco de experiências marcantes para os moradores. O primeiro emprego, infância pelos corredores, casais que se conheceram e namoraram aqui, comenta Ângelo Costa, superintendente do shopping.

Uma cerimônia fechada a convidados, marcou o início das comemorações, no dia 06 de junho, data em que o shopping foi inaugurado, em 1989. Já o público tem a oportunidade de visitar uma exposição exclusiva com fotos do acervo do Hiper e outras enviadas pelos clientes, compartilhando bons momentos vividos no Hiper, desde a sua inauguração.  A exposição de fotos é embasada na pesquisa da jornalista Carolina Freitas sobre o impacto emocional do HiperShopping na vida dos petropolitanos, "Desde o princípio, o shopping teve sua história escrita por pessoas, e são elas que vão pautar esse projeto em comemoração aos 35 anos do empreendimento. Esta exposição é uma oportunidade única para a comunidade se unir e compartilhar suas histórias, criando uma narrativa coletiva que ecoa através das gerações", explica Carolina.

O projeto foi desenvolvido em parceria com os cenógrafos e arquitetos Raquel Winter Kreischer e Claudiney Barino. "O conceito da exposição surgiu a partir de uma forma - o cubo - que permitisse aos visitantes uma experiência imersiva. É necessário que o visitante entre e passeie pelo cubo para ver a exposição completa. Criamos uma espécie de labirinto permeável com o uso de tecidos coloridos que servem de fundo aos painéis que contam a história do Shopping. O material escolhido foi um tecido 100% algodão que foi tingido manualmente nas cores escolhidas. O tecido, o mesmo usado no móbile central do shopping, tem uma certa transparência que permite a passagem da luz e confere o colorido de uma forma leve e sensorialmente agradável. O uso do tecido é principalmente uma homenagem à vocação histórica da cidade de Petrópolis à indústria têxtil, praticamente desde sua fundação, que é notória no Alto da Serra, onde funcionava a Cometa, exatamente onde foi construído o Hiper. Usando o tecido também optamos por um material que pode ser 100% reutilizado ou reciclado", detalha Raquel.

Para completar as comemorações, uma programação especial de shows, durante três dias, faz com que o público possa celebrar a data com as conhecidas bandas: River Raid (6/6), Chilli (07/06) e Capital Elétrico (8/6) garantindo uma atmosfera vibrante e festiva na Praça de Alimentação (2º piso).

Para ficar em dia com a programação, basta acompanhar as postagens no Instagram do Hiper @hipershoppingpetropolis.

Edição anterior (3501):
sábado, 08 de junho de 2024


Capa 3501

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral