Já na rede estadual, o ano letivo começará na quinta-feira (6)
Larissa Martins
Com o fim do período de férias, 36 mil estudantes da rede municipal retornam às aulas nesta quarta-feira (5), em Petrópolis. A cidade conta com mais de 190 unidades escolares, incluindo os Centros de Educação Infantis (CEIs). Uma novidade para esse ano letivo é que o tempo de permanência nas escolas que atuam de forma integral foi ampliado. Cerca de 33 unidades escolares passam a atender os estudantes por nove horas diárias, um acréscimo de uma hora na jornada escolar.
O objetivo é fortalecer o desenvolvimento dos alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, incluindo as turmas de quinto ano. As escolas adotam horários flexíveis, com início das atividades em diferentes turnos. Algumas unidades começam às 7h, outras às 7h30 e há também aquelas que iniciam às 8h, conforme a organização de cada instituição.
Merenda escolar
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, para garantir a alimentação dos alunos, as escolas foram abastecidas com quase 100 toneladas de alimentos, incluindo proteínas, hortifrutigranjeiros e produtos não perecíveis, com um investimento total superior a R$ 1 milhão.
Entre os itens adquiridos, estão mais de 14 toneladas de produtos cárneos, além disso, foram compradas mais de 39 toneladas de hortifrutigranjeiros. A aquisição de produtos não perecíveis também faz parte do planejamento para garantir a diversidade nutricional das refeições escolares. A merenda escolar é acompanhada por nutricionistas para assegurar um cardápio balanceado e adequado às necessidades dos alunos.
“Garantir a alimentação de qualidade para nossos estudantes é um compromisso prioritário da nossa gestão. Estamos investindo para que todas as escolas estejam abastecidas desde o primeiro dia de aula, oferecendo refeições nutritivas e seguras, essenciais para o desenvolvimento dos alunos”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
Além dos alimentos básicos, a prefeitura também adquiriu fórmulas infantis para atender às crianças que necessitam de alimentação especializada. Foram adquiridos produtos como fórmula infantil hidrolisada, bebida de arroz em pó e leite em pó integral.
“A merenda é um componente essencial para o desempenho escolar dos alunos, e temos como prioridade o planejamento adequado para que não falte alimento nas unidades. A execução deste processo permite que os estoques sejam reabastecidos conforme a demanda”, afirmou o secretário de Educação, Alexandre Gurgel.
Esquema de trânsito
Por conta do excesso de carros nas ruas e estacionados nas áreas escolares, o Diário questionou a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) se adotará algum esquema especial para organizar o fluxo do trânsito. Até o fechamento da edição, não houve retorno.
O Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Petrópolis (Setranspetro) também foi questionado se a frota de ônibus aumentará e se novos horários serão implementados para dar conta da demanda de passageiros. O sindicato também não respondeu.
Ano letivo estadual
As aulas nas escolas estaduais do Rio de Janeiro voltam na quinta-feira (6), segundo a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc). Durante as férias, o Colégio Estadual Princesa Isabel, no Quitandinha, começou a ser reformado. A unidade atende cerca de 650 alunos nos três turnos com o Ensino Médio Regular e o Ensino de Jovens e Adultos. Em 69 anos de existência, o colégio nunca havia passado por uma reforma tão completa.
Entre as melhorias estão a fachada, reforma de todas as salas de aula, banheiros, salas administrativas, rampas de acesso e corrimões, estacionamento, sala dos professores, mudanças estruturais, área esportiva, pátios, biblioteca, auditório e muito mais. Uma mudança importante é a transferência da secretaria para o primeiro andar do prédio, facilitando o acesso dos responsáveis que antes precisavam se dirigir ao segundo andar. Além disso, a partir deste ano, todas as salas terão projetores fixos para auxiliar o ensino, uma novidade para alunos e professores.
Segunda fase da matrícula
A Seeduc informou que os estudantes que já confirmaram sua inscrição e querem mudar de escola poderão acessar o site Matrícula Fácil e tentar fazer a transferência para outra unidade, de acordo com a disponibilidade de vagas. São mais de 1,2 mil unidades de ensino no estado com oportunidades para Escolas de Novas Tecnologias (E-Tecs), Interculturais, de Itinerários de Formação Técnica e Profissional, entre outras opções.
Todo o processo de matrícula ocorrerá exclusivamente de forma on-line pelo site: www.matriculafacil.rj.gov.br .
Veja também: