Edição anterior (3967):
terça-feira, 12 de agosto de 2025


Capa 3967

13ª Mostra de Teatro de Petrópolis inicia segunda semana de atrações gratuitas no Centro de Cultura Raul de Leoni

A partir desta quarta-feira (13/8), mais nove atrações gratuitas, entre espetáculos, oficinas, debates e atrações musicais vão movimentar o evento

Divulgação
Divulgação

A 13ª Mostra de Teatro de Petrópolis  segue para a segunda semana de programação cultural e retoma as apresentações nesta quarta-feira (13/8). Em cartaz às 19h30, o grupo Plúmbea Teatro traz a atriz Ana Cecília Reis, no monólogo “A Pele Costura o Tempo”. O espetáculo aborda memórias, ancestralidades e ciclos femininos, em que uma mulher costura com palavras e gestos as muitas formas de ver e sentir. A Mostra é promovida por meio de recursos do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. As apresentações acontecem no Centro de Cultura Raul de Leoni, com ingressos gratuitos, que podem ser retirados no site Sympla.

“A Mostra possibilita reunir todos os atores da cidade, fomentando a formação de plateia e conta com importe incentivo, conseguido por meio de edital, que viabiliza a realização desse grande evento que beneficia a classe artística”, destaca a atriz e produtora da Mostra, Simone Gonçalves, do Grupo Teatral Povo do Cafundó. O ator petropolitano, Felipe Batista destaca a diversidade artística da Mostra. “Fico muito feliz com esse movimento que a Mostra traz para a cidade, com esses dez espetáculos autorais, promovendo esse intercâmbio entre os artistas na cidade. A Mostra conversa com diversos públicos em todos os espetáculos”, destacou.

Nos próximos dias, mais nove atrações, entre espetáculos, oficinas, debates e atrações musicais, vão movimentar a semana. Na quinta-feira (14/8), às 19h30, estará em cartaz a montagem dirigida por Laercio Motta, “Lendas do Rio São Francisco”, do Coletivo na Caixa, que traz as atrizes Raquel Theo e Rose Assis em um mergulho pelas histórias do Rio São Francisco; na sexta (15/8), três atrações movimentarão o dia: a oficina de hip hop, dança contemporânea e capoeira, com Júlio Rocha, às 16h;  às 18h30, o artista segue com a apresentação de dança, “Kalofé”, às 18h30; e na sequência, às 19h30, o Grupo AfroSerra apresenta “Encantos de África e Brasil”.

No sábado (16/8), haverá duas apresentações: às 11h, a Cia Corpo em Cena apresenta “O menino que virou Anjo”, em que os atores Ariel Barbosa, Fernanda Lyra, Matheus Teles e João Pedro Gomes narram a jornada de Jó, amigo dos animais e aprendiz de construções de pau-a-pique com o João-de-Barro, sonha em conhecer a "cidade luz", descrita por um cigano viajante; à noite, às 19h30, o Teatro Circense Andança estará em cartaz com a peça “Da outra margem do rio”, com as atrizes Luisa Alves e Renata, que abordam a ancestralidade em montagem inspirada na obra de Mia Couto.

E para concluir a 13ª edição da Mostra de Teatro de Petrópolis, no domingo (17/8), às 18h, o espetáculo convidado “Só vendo como dói ser mulher do Tolstói” encerra a programação teatral do evento. O monólogo retrata a relação tóxica entre um dos escritores mais importantes da literatura ocidental, o russo Leon Tolstói e sua esposa Sofia. Com texto de Ivan Jaf, direção de Johayne Hildefonso, interpretação de Rose Abdallah e música original de André Abujamra, a peça procura desmistificar o mito Tolstói ao expor o machismo do autor de “Guerra e paz” e “Anna Karenina”, e jogar luz sobre o protagonismo feminino. O detalhado figurino de época da peça, assinado por Giovanni Targa, foi indicado ao Prêmio Shell e venceu o Prêmio Fita.

Fechando toda a programação, o Projeto Samba no Terreiro animará o público antes da entrega dos troféus. Na voz da cantora Mayra Ferreira, o trabalho busca enaltecer a origem do samba para recuperar e preservar a representatividade e a força da fé, louvando o sagrado e desmistificando a intolerância, sendo relevante ao cenário sociocultural e artístico atual, pois reafirma a discussão sobre a religiosidade como manifestação cultural através do samba. A apresentação musical conta ainda com Thalita Villa Nova, no violão; Jonatan Francisco, no cavaco; Sabão Batukda, na percussão; e Dominique Rabello, na flauta.

Toda a programação pode ser conferida no site da 13ª Mostra de Teatro de Petrópolis ( www.mostrateatropetropolis.com.br ). Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente no site da Sympla.

Programação

13/08 - 19h30: A Pele Costura o Tempo, da Plúmbea Teatro;

14/08 - 19h30: Lendas do Rio São Francisco, do Coletivo na Caixa;

15/08 - das 16h às 18h: Oficina com Júlio Rocha

15/08 -18h30: Kolofé, com Julio Rocha

15/08 - 19h30: Encantos de África e Brasil, Grupo AfroSerra

16/08 - 11h: O menino que virou anjo, Cia Corpo em cena

16/08 - 19h30: Da outra margem do rio, Teatro Circense Andança

17/08 - 18h: Só vendo como dói ser mulher do Tolstói

17/08 19h30: Samba de Terreiro

Entrega de troféu

Edição anterior (3967):
terça-feira, 12 de agosto de 2025


Capa 3967

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral