Compreender a potência do microempreendedorismo de moda no estado do Rio de Janeiro requer olhar para a cadeia produtiva sob a ótica de um cenário em constante transformação.
No segmento de varejo online, por exemplo, em 2024, pequenas e médias empresas no estado faturaram R$ 356,5 milhões um crescimento de 43% em relação a 2023, segundo dados da SEDEICS (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços).
Desse total, o segmento que mais faturou foi o de Moda (R$ 125 milhões), seguido por Acessórios (R$ 40,5 milhões), Joias (R$ 19 milhões) e Saúde & Beleza (R$ 14 milhões).
Com base nesses índices, a edição 2025 do festival ID:Rio preparou uma programação 100% gratuita, composta por desfiles, shows, palestras e feira de design e microempreendedorismo com foco em movimentar e promover toda a cadeia produtiva da economia criativa dos municípios onde atua diretamente.
Criado em 2021, o ID:Rio chega à sua 4ª edição em 2025, reforçando seu vínculo com a energia criativa que move o estado, por meio da afirmação: “Empreender é nossa praia”. O empreendedorismo de moda no Rio de Janeiro é uma tradição que se soma ao perfil inovador e altamente produtivo do estado.
O diretor-geral do festival, Claudio Silveira, destaca: “O compromisso do ID:Rio sempre foi o de incentivar atitudes inovadoras para toda a indústria criativa no estado, promovendo o desenvolvimento das cidades por meio de uma economia mais inteligente, com especial atenção ao microempreendedorismo”.
Além de oferecer, de forma gratuita, uma programação multidisciplinar, a diretora executiva do evento, Helena Silveira, lembra: “O ID:Rio é um presente para as cidades que o recebem, já que movimenta praticamente todos os setores: do turismo aos serviços, da cultura ao comércio”.
Patrocinadora oficial do evento, a Enel aposta em um mercado em constante expansão no estado. “A Enel apoia iniciativas como o ID:Rio, que fortalecem a cadeia produtiva local, impulsionam o empreendedorismo e valorizam os pequenos produtores, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva", destaca Hélio Muniz, diretor de Comunicação da Enel.
De 11 a 27 de abril, o ID:Rio 2025 realiza ações em dois municípios reconhecidos como polos produtivos de moda no estado do Rio: Petrópolis e Niterói.
A programação inclui atividades como desfiles autorais e colaborativos, palestras, talks, shows, feira de design e moda, além de uma mostra gastronômica.
A primeira etapa do evento acontece em Petrópolis, de 11 a 13 de abril, ocupando o Palácio de Cristal. O espaço receberá uma edição pocket do ID:Rio Fashion Fair, um mercado criativo com 20 marcas e designers locais, com foco em “see now, buy now”.
A abertura oficial do festival em Petrópolis, marcada para sexta-feira (11/04), às 17h, no Palácio de Cristal, contará com palestra gratuita da jornada de conhecimento Enel Summit.
“Petrópolis tem a moda como uma das principais atividades econômicas, com três polos de vendas muito procurados pelos turistas: a Rua Teresa, Bingen e Feirinha de Itaipava. Ter um evento que envolve os produtores e reforça a sustentabilidade na moda é muito importante. Além disso, as palestras e a feira contribuem com nossa missão de fortalecer o mercado da moda na cidade”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.
No lineup de desfiles, Petrópolis receberá apresentações colaborativas reunindo marcas da Rua Teresa e dos polos confeccionistas de Bingen e Itaipava, além de desfiles com foco em sustentabilidade (Errejota Collab) e moda autoral experimental (Senai Nova Friburgo).
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