Objetos artísticos, decorativos e utilitários na 5ª Feira de Cerâmica de Petrópolis, nos dias 02 e 03 de novembro, no Shopping Vilarejo, em Itaipava
Transformar barro em arte é uma atividade antiga em nossa Petrópolis. Remonta aos anos 1920, quando o empreendedor Alberto Augusto da Costa e o ceramista francês Henry Gonot abriram a Cerâmica Itaipava. A atividade teve uma história importante até meados dos anos 1970. Ao longo desse período outras muitas cerâmicas surgiram, dentre as quais a Luiz Salvador que continua viva. Há alguns anos o movimento no setor voltou à cena na cidade. Surgiram vários ateliês e com eles o número de admiradores da arte cerâmica tem sido crescente. Atualmente temos na região cerca de 40 ceramistas produzindo artesanalmente objetos artísticos, decorativos e utilitários.
No rastro dessa retomada nasceu a ideia de se criar uma Feira de Cerâmica e, assim, a Feira de Cerâmica de Petrópolis chega à sua 5ª edição. Acontece, este ano, nos dias 2 e 3 de novembro no Shopping Vilarejo, no coração de Itaipava, com cerca de 30 expositores.
Propiciando o enriquecimento cultura local, promovendo a educação e a diversidade, fortalecendo os laços comunitários e impulsionando o turismo e a economia local, a Feira, que já é um evento consolidado, esperado e já faz parte do calendário de eventos da cidade, será mais uma vez produzida pela Sábios Projetos, das produtoras Alice Cavalcante e Isabel Themudo. Ambas possuem mais de 25 anos de experiência nas mais diversas áreas da cultura valendo acrescentar que o evento foi criado e organizado, em suas três primeiras edições, pelos próprios ceramistas, encabeçados por Ivo Ferreira.
Com o propósito não apenas de preservar essa rica herança cultural da cidade, mas também de criar um legado duradouro para as gerações futuras, a Feira de Cerâmica de Petrópolis celebra o fazer com as mãos, a criatividade e a beleza de peças exclusivas criadas a partir do contato lúdico com a argila, buscando incentivar o talento local, estimular a inovação e inspirar novos artistas.
Além da exposição e venda, o evento traz uma programação diversificada, composta por oficinas e palestras, com curadoria dos ceramistas Ivo Ferreira e Lydia Sebastiany.
A 5ª Feira de Cerâmica de Petrópolis é um projeto contemplado no Edital de Produções Culturais realizado pela Prefeitura de Petrópolis, por meio do Instituto Municipal de Cultura, através da Lei Paulo Gustavo. Pela primeira vez o evento conta também com o patrocínio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana - SEIM, através do Programa Integra Rio, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
A Feira atrai artistas, artesãos e entusiastas propiciando o festejar dessa arte através do favorecimento da reunião de amantes da cerâmica, o que possibilita uma rica troca de ideias e o compartilhar de paixões, reforçando, assim, a conexão entre a comunidade e essa expressão artística milenar que traduz em formas, texturas e cores o que bem podemos chamar de poesia concreta.
Serviço
5ª Feira de Cerâmica de Petrópolis
Endereço: Shopping Vilarejo - Estrada União e Indústria, nº 10.035 Itaipava
Data: 02 e 03 de novembro de 2024
Sábado das 10h às 20h e Domingo das 10h às 18h
Visitação: gratuita
Informações: https://www.feiradeceramicadepetropolis.com/ e feiraceramicadepetropolis@gmail.com
CERAMISTAS PARTICIPANTES
Ana Rondon
Ana Valéria Cafezeiro
Apis Lovatel Cerâmica (Alunos)
Ateliê Canto da Terra (Alunos)
Beth Neves
Carol Montenegro
Catita Raposo
Celane e Gil
Celia Berliner
Christina Barretto
Camila Muniz
Cris Azevedo
Eliane Sciamarella
Eliane Simas
EME Martins
Flávia Lovatel
Guilherme Gomes
Hazel Hathaway
Ivo Ferreira
Jean Ruffier
Juliana Elael
Juliana Scherz
Kika Luz
Kíria Bermute
Lia Gandelman
Lívia Müller
Luana Ruffolo
Luciana Cordeiro
Luciana Witovisk
Lydia Sebastiany
Maria Luiza Lacerda
Marilda Narciso
Monica Basílio
Patrícia Daher
Rafaela Sartore
Rosane Teixeira
Sarah Fukuda
EXPOSITORES PARCEIROS
Ateliê Vitão Ferramentas Arte Brasil
Crivo Ferramentas Sergio Suportes
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
Sábado 02/11
11h - Oficina interativa para crianças com Camila Muniz - Imprimindo texturas da natureza na argila
14h Demonstração de torno com Kíria Bermute
16h - Aula demonstrativa de pintura em baixa temperatura com Lívia Müller
Domingo 03/11
11h - Oficina interativa para crianças com a arte educadora Elis Simões
14h - Palestra com Caio Giardullo e Nelson Lixa (Arte Brasil) Não é mágica: transformações da massa e do vidrado durante a queima.
16h - Oficina de aquarela em cerâmica com Flávia Lovatel
Veja também: