O Instituto Histórico de Petrópolis realizou no dia 22 de setembro do ano em curso as celebrações alusivas ao octogésimo sétimo aniversário de sua fundação, com memorável noite cultural e homenagens.
A sede estabelecida à Praça de Liberdade, 247, Casa de Cláudio de Souza ornada em flores, confrades e convidados, perfeita sintonia às belas marouflages, vitrais, azulejaria portuguesa e traços arquitetônicos em estilo eclético com influências art déco (início do século XX) foram realçados ante o brilho do público das várias searas do notável saber desde as autoridades, representantes de diversas instituições culturais e Imprensa.
A assembleia comemorativa reviveu a dedicação, e a tenacidade do Dr. Henrique Leão Teixeira Filho, e também, da Comissão constituída por Max Fleiuss, Leão Teixeira, Jacobina Lacombe, Rangel Pestana e Alcindo Sodré à elaboração do estatuto do “ Instituto Histórico Dom Pedro II”, aprovado em reunião no dia 24 de setembro de 1938 e oficialmente instalado em 2 de dezembro do mesmo ano, data natalícia do Imperador, patrono do renomado panteão cultural guardião na preservação da história e memória da Imperial Cidade de Petrópolis.
A mesa foi composta e presidida pela Sra. Dra. Elizabeth Maller, Presidente do Instituto Histórico de Petrópolis à frente dos trabalhos e, também, Vice-Presidente deste Instituto, historiadora e professora Vera Abad, Senhor o Diretor Tesoureiro historiador Luiz Carlos Gomes, também, Secretário do IHP e por mim, Fernando Antônio De Souza da Costa, Diretor de Relações Públicas e Cerimonial do Egrégio Panteão Cultural.
Depois da alocução presidencial, oportunidade em que discorreu sobre o aniversário do I.H.P. procedeu-se a outorga do Medalhão comemorativo aos 200 anos do nascimento do Imperador Dom Pedro II, criado pela Diretoria do IHP.
Foram agraciados os membros titulares do IHP, jornalistas, entidades e personalidades, apoiadores em prol da preservação da história, memória e cultura
Ato contínuo, o Diretor Secretário e Tesoureiro, Luiz Carlos Gomes rememorou fatos históricos do tradicional panteão cultural.
Ao final, depois dos demorados aplausos e congratulações, os convidados reuniram-se em agradável brinde nas dependências da Casa de Cláudio de Souza.
Impossível citar todas as presenças, mas sim dizer que a noite foi iluminada ante o prestígio das presenças ao memorável evento.
Instituto Histórico de Petrópolis, oitenta e sete anos, Jubileu de Nogueira, símbolo de robustez, força e longevidade, título apropriado e merecido ao insigne sodalício a orgulhar Petrópolis, Imperial Cidade.
Na foto: da esquerda à direita: Marisa Guadalupe Plum(membro titular),Vera Abad (Vice-presidente), Elizabeth Maller (Presidente), Luiz Carlos Gomes(Diretor tesoureiro e secretário), Fernando Costa (Diretor de Relações Públicas e Cerimonial), Todos membros titulares. Em pé: Eliane Marchesini Zanatta Abrahão, Maria de Fátima Argon, Leandro Garcia, Enrico Mathievich, Pe. Thomas Dias, Frederico Haack, Frederico Luiz Marmo Fadini e Natália da Paz Lage.
Veja também: