Petrópolis, a cidade conhecida por sua beleza histórica e natural, tem se transformado em um canteiro de obras de contenção que prometem mais segurança e estabilidade para seus moradores. Em um período de 2 anos e 5 meses, a Prefeitura de Petrópolis alcançou a conclusão de 89 obras de contenção, com um investimento de quase R$ 39 milhões.
Com uma média de 3 contenções finalizadas por mês, a cidade viu a construção de 34 contenções em margens de rio, 33 em ruas e 22 em encostas. Esses números são importantes, por conta da prevenção contra desastres, aumentando a segurança dos petropolitanos, especialmente após a tragédia causada pelas chuvas intensas de 2022.
Atualmente, outras 21 contenções estão em andamento, muitas delas em estágios avançados, como é o caso da área 1 do Morro da Oficina, no Alto da Serra. Essa continuidade nas obras reflete uma tentativa de fortalecer a infraestrutura da cidade.
O impacto dessas obras já pode ser sentido nas comunidades locais, com a desinterdição de 56 imóveis nos últimos dois meses, devolvendo a tranquilidade aos cidadãos. Somente em maio, 29 imóveis foram liberados, incluindo 13 na Rua Zenóbio Pozzato, no Chácara Flora, e 16 no BNH do Sargento Boening, marcando um progresso significativo na recuperação da cidade.
Em junho, a Travessa Goitacazes, também no Chácara Flora, viu mais 27 imóveis serem desinterditados, permitindo que mais famílias retornassem às suas casas.
Olhando para o quadro geral, desde 2022, a Prefeitura iniciou um total de 208 obras de grande e médio porte, incluindo as contenções. Dessas, 133 já foram concluídas, 56 estão em andamento e 19 aguardam licitação.
No mês passado, em maio, 29 obras foram realizadas, destacando-se a conclusão de uma obra crucial que resultou na desinterdição do BNH do Sargento Boening, um alívio para os moradores que foram afetados pelas chuvas.
Essas obras são vitais para a população de Petrópolis, não apenas como medidas de reconstrução, mas como um símbolo de resiliência e esperança. Após os desastres das chuvas de 2022, a cidade tenta se levantar e ficar mais preparada para enfrentar os desafios futuros, garantindo uma melhor prevenção e segurança numa cidade que sempre sofreu com desastres naturais.
Veja também: