Bruna Nazareth - especial para o Diário
A população petropolitana determinou neste ano de 2024 o próximo prefeito da cidade. Insatisfeitos, o resultado final determinou que o atual prefeito, Rubens Bomtempo, não estaria mais no poder nos próximos 4 anos. A disputa envolveu cinco candidatos e, após o primeiro turno, a cidade se preparou para o segundo, que definiu o novo líder de Petrópolis.
Primeiro turno
O primeiro turno das eleições legislativas ocorreu no começo de outubro. Com 245.177 eleitores, a escolha foi entre cinco candidatos a prefeito, Dr. Santoro, candidato do Novo ao lado da Tenente Koeler; Eduardo Blog, que concorre pelo Republicano junto com Professor Leandro Azevedo; Hingo Hammes, nome do PP em parceria com Baninho; Rubens Bomtempo, que busca reeleição pelo PSB em dobradinha com Paulo Mustrangi; e Yuri, lançado pelo Psol e que tem como vice Marcos Novaes. Além disso, 261 candidatos disputaram as 15 vagas de vereador.
A apuração no primeiro turno mostrou Hingo Hammes (PP) com 49,96% dos votos válidos, quase atingindo a marca necessária para vencer, que é mais de 50% dos votos válidos. Em seguida, Yuri (Psol) obteve 17,77%, Rubens Bomtempo (PSB) ficou com 17,23%, Eduardo Blog (Republicanos) recebeu 12,37% e o Doutor Santoro (Novo) teve 2,66%. A disputa para o cargo de prefeito, portanto, se concentrou no segundo turno entre Hingo Hammes e Yuri, com o vencedor tomando posse em 1º de janeiro de 2025.
Segundo turno
A disputa no segundo turno entre Hingo Hammes (PP) e Yuri (Psol) foi acirrada, com ambos buscando apoio da população petropolitana para garantir a vitória. Hingo, que já havia sido prefeito interino em 2021, obteve 74,74% dos votos válidos e foi eleito prefeito de Petrópolis para os próximos quatro anos. Sua vitória representou não apenas o retorno ao cargo, mas a confirmação do apoio popular ao seu projeto para a cidade. Agora o município se prepara para as transformações prometidas pelo prefeito eleito, que terá uma gestão com desafios significativos.
Câmara tem renovação de quase 50%
Dos 15 vereadores eleitos nas eleições deste ano, oito conseguiram renovar mandato e sete são novidades. Um outro detalhe interessante é que, pela primeira vez, Petrópolis terá três mulheres exercendo mandato na Câmara simultaneamente.
Os reeleitos foram Junior Coruja (PSD), Junior Paixão (PSDB), Octavio Sampaio (PL), Dudu (União Brasil), Fred Procópio (MDB), Gilda Beatriz (PP), Júlia Casamasso (PSOL) e Gil Magno (PSB).
Os novos vereadores são Léo França (PSB), Wesley Barreto (PRD), Dr Aloisio Barbosa Filho (PP), Tiago Leitte Guel (PSD), Marquinhos Almeida (PP), Thiago Damaceno (PSDB) e Professora Lívia Miranda (PC do B). Desses, Léo França e Thiago Damaceno já exerceram mandatos em outros momentos e retornam para a Câmara a partir de 2025.
Da atual composição, apenas dois não concorreram, Hingo Hammes e Eduard Blog, que disputaram a eleição para prefeito. Ou seja, cinco vereadores que estão na Câmara deixam o Legislativo Municipal no fim do ano Domingos Protetor, Marcelo Lessa, Dr. Mauro Peralta, Ronaldo Ramos e Marcelo Chitão.
A divisão partidária ficou assim PP vai ocupar três cadeiras, PSB, PSDB, PSD terão dois vereadores, e PC do B, Psol, União Brasil, MDB, PL e PRB ficarão com uma vaga cada.
Veja também: