Emanuelle Loli - estagiária
Oferecidas de forma gratuita pelo Detran, a Carteira de Identidade Diferenciada e o cartão PCD são documentos de identificação destinado às pessoas que possuem algum tipo de deficiência física, mental, visual, auditiva, intelectual ou autismo.
A Carteira de Identidade da Pessoa com Deficiência contém a indicação de todo tipo de deficiência, por meio de um símbolo específico. Já o cartão PCD é um documento que descreve informações sobre a saúde da pessoa, como o tipo de deficiência, o Código Internacional de Doença (CID), os remédios de uso contínuo, os tipos de alergia e os contatos pessoais, a serem utilizados em caso de emergência.
Para a APAE, esses documentos ajudam a reduzir barreiras burocráticas e a sensibilizar a comunidade sobre a importância de uma convivência mais inclusiva e justa, permitindo que pessoas com deficiência exerçam sua cidadania de forma plena.
De acordo com Alessandra Oliveira, gerente administrativo da APAE Petrópolis, a Carteira de Identidade Diferenciada e o cartão PCD são importantes ferramentas para a inclusão e autonomia das pessoas com deficiência.
“Essas identificações não apenas facilitam o acesso a serviços e benefícios específicos, mas também promovem o reconhecimento e o respeito aos direitos desses indivíduos na sociedade”, afirmou.
Para a solicitação dos documentos, é necessário apresentar um laudo médico que indique a deficiência, com o respectivo Código Internacional de Doenças (CID). Além disso, o laudo deve conter o tipo de deficiência, demonstrando se é física, visual, auditiva, mental ou intelectual, qual o grau da deficiência, podendo ser leve, moderada ou grave, e se é uma deficiência provisória ou permanente.
Não é necessário o agendamento, basta a pessoa comparecer com a documentação necessária, incluindo certidão de nascimento ou casamento, que o atendimento será feito por ordem de chegada.
Veja também: