“A inteligência emocional é indispensável para uma vida equilibrada e saudável”, diz especialista
Mariana Machado estagiária
A inteligência emocional é um conceito da psicologia que descreve a capacidade de refletir, compreender e avaliar os seus próprios sentimentos, assim como a capacidade de lidar com eles. Por isso, ocupa um papel fundamental em diversos aspectos da vida, incluindo em tarefas do dia a dia, o que põe em evidência como a inteligência emocional pode melhorar a maneira como lidamos com desafios cotidianos.
A especialista em inteligência emocional, Flavia Fernandes, explica que “A inteligência emocional é indispensável para uma vida equilibrada e saudável. Ela nos permite fazer escolhas menos impulsivas e mais acertadas. Além disso, ela nos capacita a interpretar e responder às emoções dos outros de maneira moderada. No dia a dia, ela melhora nossa produtividade, nossos relacionamentos e até nossa saúde mental”.
“Inteligência Emocional é uma musculatura que, quanto mais exercitamos, mais se fortalece. Quanto mais inteligência emocional desenvolvemos, mais nos conhecemos e melhor entendemos o mundo à nossa volta. Isso impacta positivamente nossa vida com ambientes de trabalho mais leves e produtivos, com relações sociais e afetivas mais harmoniosas e com escolhas de vida mais assertivas e uma vida mais plena e feliz”, completa.
A especialista esclarece que nunca estaremos livres de enfrentar desafios, mas a inteligência emocional nos dá resiliência e fortalece a maneira como reagimos aos desafios diários sem nos descompensar. “Onde uma pessoa sem Inteligência Emocional enxerga problemas que a frustram e paralisam, uma pessoa emocionalmente inteligente consegue manter o equilíbrio, lançar mão de seus recursos e enxergar novas possibilidades”, explica.
Questionada sobre quais estratégias de inteligência emocional podem ser usadas para manter a calma e tomar decisões mais racionais em situação de pressão, a especialista ressalta que, “Entre as mais eficazes estão: a meditação, práticas de mindfulness, respiração consciente, que têm um efeito calmante imediato no sistema nervoso, reduzindo o risco de reações impulsivas. O importante no momento de um stress e da necessidade de uma decisão nesse contexto é a “reestruturação cognitiva”, que consiste em dar uma pausa, puxar o freio de mão da emoção, dar um distanciamento da situação, buscando mudar a maneira como a está enxergando. Somente assim podemos identificar todas as possibilidades de escolha disponíveis e, dentre elas, a que trará o melhor resultado”.
Entretanto, em algumas situações ela diz que um acompanhamento profissional deve ser procurado. “Somente nós podemos resolver nossos problemas, mas às vezes não podemos sozinhos. Quando a dificuldade de lidar com as emoções começa a interferir na nossa vida pessoal, profissional ou na saúde mental, é hora de buscar ajuda profissional. Se a pessoa percebe que está constantemente ansiosa, irritada, sobrecarregada ou tem dificuldade em manter relações saudáveis e não está conseguindo resolver essas questões por conta própria, um profissional - psicólogo ou terapeuta - pode ajudar a encontrar a saída”, conclui.
Veja também: