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A importância das habilidades socioemocionais no mercado de trabalho moderno

Em um mundo automatizado, habilidades socioemocionais são a nova moeda do sucesso profissional

Foto: Freepik
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As habilidades socioemocionais, também conhecidas como soft skills, tornaram-se cada vez mais relevantes no mercado de trabalho atual. Em um cenário profissional que passa por rápidas transformações, devido ao avanço da tecnologia, globalização e mudanças nos modelos de negócios, as empresas têm buscado não só competências técnicas (hard skills), mas também habilidades interpessoais, que ajudam os profissionais a lidar com os desafios da nova economia.

De acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial, habilidades socioemocionais como inteligência emocional, comunicação eficaz, resolução de problemas e capacidade de trabalhar em equipe estão entre as mais procuradas pelas empresas. Em uma pesquisa realizada em 2020, o Fórum previu que, até 2025, as 10 principais competências necessárias incluirão muitas habilidades comportamentais, com destaque para resiliência, adaptabilidade e criatividade.

Segundo o administrador, contador e docente da Estácio, Rodrigo Winter Afonso, as soft skills mais valorizadas incluem: Inteligência Emocional (capacidade de reconhecer, entender e gerenciar as próprias emoções, bem como as emoções dos outros); Comunicação Eficaz (habilidade de expressar ideias claramente e ouvir ativamente); Adaptabilidade e Resiliência (capacidade de se ajustar a novas situações e lidar com desafios de forma positiva); Trabalho em Equipe e Colaboração (ser capaz de trabalhar bem com os outros, construir relacionamentos e resolver conflitos); Empatia (compreender e compartilhar os sentimentos dos outros, o que é crucial para a liderança e o trabalho em equipe); e Pensamento Crítico (analisar e avaliar informações para tomar decisões informadas).

As habilidades socioemocionais têm um impacto significativo na produtividade e na colaboração porque reduzem conflitos. A comunicação eficaz e a empatia ajudam a evitar mal-entendidos e a resolver disputas de forma construtiva, além de promover um ambiente positivo. [...] O pensamento crítico e a capacidade de controlar emoções resultam em decisões mais racionais e eficazes, explicou o especialista.

A inteligência emocional (IE) tem sido destacada como uma das habilidades socioemocionais mais essenciais no mercado de trabalho contemporâneo. Um estudo da McKinsey & Company destacou que habilidades interpessoais, como empatia e cooperação, podem melhorar significativamente o desempenho da equipe. A comunicação eficaz e a gestão emocional tornaram-se cruciais para manter a equipe conectada e engajada, mesmo à distância.

Mais companhias estão oferecendo treinamentos focados em habilidades como empatia, gestão de conflitos e comunicação assertiva. O LinkedIn Learning reportou que, em 2020, houve um aumento de 1.000% na procura por cursos de soft skills na plataforma, evidenciando a crescente demanda por esse tipo de capacitação.

Os desafios para integrar habilidades socioemocionais nos processos de recrutamento e treinamento são diversos. Medir habilidades socioemocionais é difícil, pois elas não são tão facilmente quantificáveis quanto às técnicas. Empresas com culturas mais tradicionais podem ter dificuldades em integrar o foco nessas habilidades. Funcionários e gestores acostumados a processos técnicos podem resistir à importância dada às soft skills. Além disso, desenvolver programas de treinamento que realmente aprimorem essas habilidades e se alinhem às necessidades específicas da empresa é desafiador, explicou o especialista.

Rodrigo ainda pontuou que profissionais podem desenvolver e aprimorar essas habilidades através de: Feedback constante; Autoconhecimento; Educação contínua; Prática intencional; Mentoria e coaching.

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