Jaqueline Gomes
Uma das principais datas cristãs, tanto para católicos como para outras religiões, a Páscoa acabou se tornando também uma data comercial, em função dos chocolates que são distribuídos entre familiares e amigos.
Durante o período, o comércio costuma registrar alta nas vendas de ovos de chocolate, presentes e outros produtos temáticos. As vitrines se enchem de cores, e as campanhas publicitárias ganham destaque. No entanto, para as religiões cristãs, o verdadeiro significado da Páscoa vai muito além do apelo comercial.
A data, considerada a mais importante do calendário cristão, é celebrada como símbolo de fé, ressurreição e renovação espiritual. Na tradição católica, a Páscoa é o ponto mais alto do ano litúrgico, onde a celebração é vivida com profundidade ao longo da Semana Santa. Ela começou com o Domingo de Ramos, celebrado no dia 13 de abril, e atinge seu ponto alto com as celebrações do Tríduo Pascal, que se estendeu na Quinta-feira, com a Missa dos Santos Óleos, ou do Crisma, na Sexta-feira Santa, com a celebração da Paixão do Senhor, até este Sábado, com celebração da Vigília Pascal durante a noite, culminando com a missa do Domingo de Páscoa.
Segundo Dom Joel Portella Amado, bispo diocesano de Petrópolis, “Nós estamos na semana mais importante da nossa fé, e ela não pode passar como se fosse um feriadão, um dia a mais. Ela não pode passar assim. Ela tem que ser vivida conforme o Espírito Santo inspirou a Igreja para vivê-la. Ela tem que ser vivida num espírito de retiro”.
Confira as celebrações do fim de semana:
Catedral
19 de abril: Solene Vigília Pascal (Benção do Fogo e Renovação das Promessas Bastimais), às 19h30.
20 de abril: Santa Missa, às 9h30, e 18h30. Santa Missa presidida por Dom Joel Portella Amado, às 11h.
Há celebrações do Domingo da Ressureição também nas igrejas paroquiais: Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Atílio Marotti, às 8h; Igreja de Nossa Senhora das Graças, Quarteirão Brasileiro, às 8h; Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, C.E. Terra Santa, às 10h.
Veja também: