Edição anterior (4023):
terça-feira, 30 de setembro de 2025


Capa 4023

"A Planta": documentário dá voz a quem encontrou na cannabis medicinal a chance de viver melhor

Novo filme de Beto Brant estreia em outubro e traz histórias reais, dados científicos e o papel das associações no acesso ao óleo no Brasil. Na foto, Benicio e irmão (Divulgação)

Aos 14 anos, Benício já tinha enfrentado 14 internações e 2 paradas cardíacas por conta da Síndrome de Dravet. Chegou a tomar 25 comprimidos por dia e, segundo o irmão Diego Ramires, “não tinha tempo para ser feliz”. A virada veio quando a família encontrou no óleo de cannabis uma alternativa ao sofrimento. Hoje, Benício não usa mais medicamentos alopáticos e reduziu de 30 convulsões diárias para apenas uma por mês, graças a 4 doses diárias de 1,5 ml de extrato da maconha, uma planta historicamente estigmatizada, mas que transformou sua vida. Essa é apenas uma das histórias retratadas no novo filme de Beto Brant, “A Planta”, que tem estreia nos cinemas marcada para o dia 2 de outubro e lançamento exclusivo na plataforma Aquarius dia 24 do mesmo mês.

Produzido pela Drama Filmes, com produção executiva de Renato Ciasca, em coprodução com Yael Steiner Cine e Cultura e com a Kobbi Produções, o documentário de 80 minutos apresenta histórias emocionantes de pessoas que mudaram suas vidas com o uso de cannabis medicinal, mostra resultados de estudos e comprovações científicas por meio de entrevistas com especialistas e revela a realidade brasileira em torno da produção e importação do óleo de cannabis. “A Planta” chega para transformar o debate sobre cannabis medicinal no Brasil com uma narrativa empática e educacional.

Para revelar o potencial dessa planta que foi silenciada por décadas, o filme se passa em João Pessoa, Campina Grande, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Marília e São Paulo, mostrando não só os benefícios comprovados da cannabis medicinal, mas também respondendo à uma pergunta crucial: como obter acesso ao óleo? Para a realidade da maioria dos brasileiros importar o medicamento não é uma opção economicamente viável e foi no desejo de torná-lo acessível a todos que nasceram as associações organizações que se destacam no apoio aos pacientes e na luta pelo direito ao tratamento.

“Nosso intuito é participar do movimento de redescoberta da cannabis e trazer a público o status atual do tratamento, da pesquisa e das evidências clínicas. O Brasil ocupa hoje uma posição de destaque global por ter sido o primeiro a oferecer o óleo de forma gratuita pelo SUS, inicialmente no estado de São Paulo. Esse arranjo híbrido, que combina SUS e associações, projeta um modelo com enorme potencial de impacto social e sanitário, e o filme ‘A Planta’ busca dar visibilidade a essa transformação em curso e ao protagonismo das associações na garantia do direito à saúde”, explica o diretor Beto Brant.

Segundo o anuário da cannabis medicinal no Brasil de 2024 organizado pela Kaya Mind, atualmente existem 259 associações com CNPJ ativo no Brasil. Destas, aproximadamente 40 possuem autorização judicial para cultivar cannabis nacionalmente e produzir seus próprios insumos. Essas entidades autorizadas ao plantio atendem cerca de 147 mil pacientes, representando cerca de 22% dos usuários de cannabis medicinal no país. No documentário “A Planta”, as organizações estão representadas pela participação da Ama+Me (MG), Abrace Esperança (PB), Apepi (RJ), Associação Canábica Maria Flor (Marília, SP) e Cultive (SP).

Entre os entrevistados estão onze especialistas, com nomes como Dr, Leandro Ramires, Dr. Eduardo Faveret, Dra. Carolina Nocetti e Prof. Dra. Eliana Rodrigues. Para Beto Brant, o propósito do documentário é enriquecer o debate brasileiro em relação ao tema, dando dimensão e referência de como a construção da política de uso da cannabis medicinal pode ser bem sucedida a partir do momento que levarmos em consideração as boas práticas no que se refere a assunto tão complexo, envolvendo saúde, ciência, cultura, agricultura e indústria.

A partir do dia 24 de outubro, o longa poderá ser visto exclusivamente na Aquarius, que conta com a sua própria plataforma, além de canais no Prime Video e na Claro TV+. O streaming é o primeiro brasileiro dedicado exclusivamente a produtos audiovisuais sobre temas como saúde, bem-estar, meio ambiente, arte, ciência, tecnologia, psicologia e sociedade.

Edição anterior (4023):
terça-feira, 30 de setembro de 2025


Capa 4023

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral