Edição anterior (2340):
quarta-feira, 07 de abril de 2021
Ed. 2340:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2340): quarta-feira, 07 de abril de 2021

Ed.2340:

Compartilhe:

Voltar:


  Campanha

Academias de Petrópolis participam de campanha de doação de sangue

"Malhando pela saúde, doando pela vida" é o tema da terceira edição da Campanha Sangue Forte, lançada pelo Banco de Sangue Santa Teresa que pretende mobilizar as academias de musculação, luta e crossfit de Petrópolis em prol da doação de sangue.

No período de 8 a 20 de abril, os amantes dos treinos serão incentivados pelas academias a praticarem o gesto humanitário que pode salvar até quatro vidas.

Ao final da campanha, a academia que mais tiver participantes, ganhará um troféu. Já os primeiros doadores serão presenteados com uma toalhinha exclusiva da ação Sangue Forte.

A expectativa do Banco de Sangue Santa Teresa é obter um aumento nos estoques, para que haja o atendimento de maneira tranquila e equilibrada aos pacientes.

"Esperamos que essa iniciativa possa mobilizar a população, os amantes e os profissionais do esporte para que venham doar sangue. A pandemia impactou na queda das doações e precisamos reverter urgentemente essa situação", diz Vinicius Pereira, captador do Banco de Sangue Santa Teresa.

O captador ressalta que, atualmente, a situação mais crítica é a dos tipos sanguíneos negativos. Porém, todas as tipagens são necessárias para que a unidade consiga atender as demandas diárias dos pacientes que estão internados em tratamento nos hospitais.

Vale ressaltar que o Banco de Sangue Santa Teresa segue rigorosamente todos os protocolos contra a Covid-19 e mantém boas práticas preventivas para o enfrentamento ao coronavírus.

O Banco de Sangue fica na Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, Bingen, e oferece estacionamento gratuito no Shopping Center Badia, na Rua Doutor Paulo Hervê, 1375, Bingen. O atendimento é feito diariamente, das 7h às 18h; incluindo fins de semana e feriados.

Requisitos básicos para doação de sangue:

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;

• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

• Estar em boas condições de saúde;

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;

• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

• Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;

• Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;

• Não ter diabetes em uso de insulina;

* Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Critérios específicos para o CORONAVÍRUS:

• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;

• Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 30 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue;

• Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 30 dias após o último contato com essas pessoas;

• Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).

 



Edição anterior (2340):
quarta-feira, 07 de abril de 2021
Ed. 2340:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2340): quarta-feira, 07 de abril de 2021

Ed.2340:

Compartilhe:

Voltar: