A Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (ACEP) e o Instituto Philippe Guédon (IPG) firmaram uma parceria estratégica para lançar novos projetos que visam impulsionar o desenvolvimento econômico e social da cidade, fortalecendo o ambiente de negócios e promovendo a gestão participativa
Representantes da Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (ACEP) e do Instituto Philippe Guédon (IPG) se reuniram no início da semana para formalizar uma parceria entre as entidades. O objetivo é desenvolver uma série de projetos com o objetivo de beneficiar o ambiente de negócios no município.
A ACEP, que nos últimos dois anos tem implementado ações para colaborar com o desenvolvimento econômico das empresas locais, organizou eventos como o Petrópolis Business em 2023 e, em 2024, promove o Encontro ACEP Cidades Inteligentes em Pauta, com o objetivo, em um primeiro momento, de sensibilizar a sociedade petropolitana sobre a importância dos conceitos e dos benefícios das smart cities.
Desde sua fundação em 2013, o IPG tem contribuído para a capacitação dos cidadãos na gestão participativa e no desenvolvimento social. Entre seus projetos, destaca-se o PEP 20 Planejamento Estratégico para Petrópolis nos próximos 20 anos, que envolveu cerca de 100 representantes de diferentes áreas do município que contribuíram com propostas para diferentes setores da cidade, como infraestrutura e urbanismo, desenvolvimento econômico, meio ambiente e administração pública.
Nesta parceria, a ACEP disponibilizará espaços em sua sede, como o auditório, espaço de coworking, salas de treinamento e reuniões, para que o IPG realize atividades focadas na proposição de políticas públicas, desenvolvimento sustentável, captação de recursos, parcerias institucionais e de negócios, além de eventos e cursos. Segundo Cleveland Jones, presidente do IPG, "a parceria é uma oportunidade de ampliar a oferta de serviços úteis aos empresários e à sociedade, fortalecendo o ambiente de negócios e melhorando a qualidade de vida dos petropolitanos."
Marcelo Soares, vice-presidente da ACEP e membro do IPG, destaca que "a união entre as instituições vai propiciar a realização de projetos concretos para Petrópolis. A experiência empresarial da ACEP, somada à gestão participativa e ao planejamento estratégico do IPG, será um grande sucesso."
Todas as atividades vinculadas a esta parceria serão divulgadas através dos sites, releases e redes sociais das entidades.
Veja também: