Entidades discutem agenda conjunta para impulsionar inovação, formação de talentos e inserção profissional no mercado de games
Nesta quarta-feira (3), representantes da Associação de Criadores de Jogos do Rio de Janeiro (ACJOGOS-RJ) e do Serratec, Parque Tecnológico da Região Serrana, se reuniram em Petrópolis para discutir os primeiros entendimentos de um acordo de cooperação técnica voltado ao desenvolvimento do setor de jogos digitais.
O objetivo é construir uma agenda conjunta de ações que envolva a promoção da indústria de games, a formação de profissionais e a inserção de novos talentos no mercado, consolidando a presença do setor de jogos no ecossistema de tecnologia e inovação da Região Serrana.
A iniciativa acontece em um momento estratégico para Petrópolis, cidade que abriga o supercomputador Santos Dumont, um dos mais potentes da América Latina e peça central do plano brasileiro de inteligência artificial. O município também recebeu do Governo do Estado o título de capital estadual da inteligência artificial. Nesse contexto, os jogos digitais aparecem como uma área relevante de convergência entre tecnologia, cultura e economia criativa, com potencial de gerar impacto social e novas oportunidades para a juventude.
“Petrópolis já é referência em inteligência artificial e inovação, e trazer o setor de jogos para esse ambiente é uma forma de ampliar conexões e abrir espaço para novos profissionais. Nosso objetivo é estruturar ações que aproximem tecnologia e cultura, fortalecendo a cadeia produtiva dos games e criando condições para que os talentos fluminenses encontrem espaço e reconhecimento”, afirma Márcio Filho, presidente da ACJOGOS-RJ.
Para a associação, a aproximação com o Serratec representa um passo importante para articular o setor de jogos com centros de inovação regionais, ampliando o alcance de uma indústria que já movimenta bilhões no Brasil e cresce em ritmo acelerado no cenário global. A expectativa é que, a partir deste diálogo inicial, sejam estruturadas iniciativas capazes de fortalecer a cadeia produtiva dos games no estado e criar novas conexões entre empresas, profissionais e instituições de ensino.
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