Cinco pessoas foram levadas para delegacia e vão responder por crime ambiental
Rômulo Barroso - especial para o Diário
Uma ação da Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobea), órgão da prefeitura, resgatou 12 cães vítimas de maus-tratos na localidade do Calembe, em Nogueira. Outras duas denúncias levaram agentes do 26° Batalhão da Polícia Militar e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a apreender 78 aves (parte no Quitandinha). Ambos os casos ocorreram no último sábado (08/02). Cinco pessoas vão responder por crime ambiental.
No Calembe, agentes da Cobea receberam uma denúncia sobre maus-tratos a animais. No local, 12 cães estavam debilitados, sem acesso a água e alimento, foram deixados em um espaço muito sujo, sem abrigo e sem cuidados adequados. Com apoio de voluntários protetores de animais, os cães foram resgatados e levados para uma clínica veterinária, onde receberam assistência necessária. Depois, foram levados para um lar temporário.
A Cobea forneceu cordas, caixas de transporte e apoio no deslocamento dos animais. “A equipe da Coordenadoria de Bem-Estar Animal mobilizou-se prontamente para atender à ocorrência e, ao chegar ao local, a veterinária responsável avaliou a condição dos animais e analisou o ambiente, determinando as ações necessárias” explicou o Coordenador de Bem-estar Animal, Felipe Facklam.
A Polícia Civil também acompanhou o resgate dos animais. O responsável pelos cães foi levado para a delegacia e vai responder pelo crime de maus-tratos.
Aves resgatadas em duas ações
A Polícia Militar divulgou que 78 aves foram resgatadas também no sábado (08). Na primeira ação, 22 pássaros foram apreendidos. Eles foram levados para atendimento veterinário e foram devolvidos à natureza nessa segunda (10), em uma área de preservação ambiental.
De acordo com a PM, em desdobramento da ação, outra denúncia levou à apreensão de outras 56 aves, no Quitandinha. Elas também passam por atendimento veterinário e serão reabilitadas para soltura assim que possível.
Nesses dois casos, quatro pessoas envolvidas na captura das aves vão responder por crimes ambientais.
"Seguimos firmes no compromisso com a preservação ambiental e no combate aos crimes contra a fauna silvestre", afirmou a PM.
Quase 100 denúncias de maus-tratos só em janeiro
De acordo com a Coordenadoria de Bem-Estar Animal, o órgão recebeu 532 denúncias de maus-tratos em todo ano passado. Em janeiro de 2025, foram registradas 61 denúncias.
Outro programa que recebe denúncias de maus-tratos a animais é o Programa Linha Verde, do Disque-Denúncia. Em 2024, foram feitas 207 denúncias ao programa. No primeiro mês deste ano, foram registrados 33 casos.
As denúncias para a Coordenadoria de Bem-Estar Animal podem ser feitas pelo telefone: (24) 2291-1505; ou pelo e-mail: cobea@petropolis.rj.gov.br .
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, é possível usar os telefones (21) 2253-1177 e 0300 253 1177 - ambos também são contatos de WhatsApp anonimizado, técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa. Também é possível usar o App "Disque Denúncia RJ", o site do Disque Denúncia ( www.disquedenuncia.org.br ) ou a página do Linha Verde no Facebook ( www.facebook.com/linhaverdedd ).
Veja também: