Edição anterior (3423):
sexta-feira, 22 de março de 2024


Capa 3423

Acumulado de chuva pode alcançar quase 500 mm até domingo (24)

Cemaden vê risco geo-hidrológico "alto"; Prefeitura cancela aulas e decreta ponto facultativo nesta sexta (22)

Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

Rômulo Barroso - especial para o Diário

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho indicando "grande perigo" de chuvas intensas, abrangendo o município de Petrópolis. Esse aviso é válido desde a 00h desta sexta-feira (22/03) até 10h de domingo (24). O acumulado de chuva no período pode alcançar quase 500 mm na cidade, de acordo com o Climatempo. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) colocou a Região Serrana com risco geo-hidrológico "alto". Por causa desse cenário, a prefeitura decidiu cancelar aulas e decretou ponto facultativo nesta sexta.

Segundo o Inmet, o alerta vermelho vale para parte de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e todo estado do Rio de Janeiro - abrangendo Petrópolis. Segundo o instituto, há possibilidade de "Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário".
O Climatempo voltou a ajustar a quantidade de chuva para os três dias. Para esta sexta, a previsão é de 206 mm; para sábado, 225 mm; e no domingo, 46 mm. O acumulado de chuva nos três dias pode alcançar 477 mm, valor que é praticamente o dobro da média histórica do mês de março (249 mm, segundo o Climatempo). A quantidade prevista tanto para hoje quanto para amanhã supera o que já choveu neste mês (183 mm em 21 dias).

Cemaden: risco "alto" de alagamentos e deslizamentos

A quantidade de chuva prevista nesses dois dias fez o Cemaden classificar como "alto" o risco de alagamento, enxurradas e inundações urbanas, e "muito alta" a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa na Região Serrana no sábado (23). Essa classificação acontece pela "previsão de pancadas de chuva de forte intensidade e com altos acumulados que podem deflagrar deslizamentos em encostas de forma generalizados, com possibilidade de fluxos de detritos em alguma região citada, sobretudo em áreas de risco e alta suscetibilidade a movimentos de massa".

Ponto facultativo, aulas canceladas e outras medidas

Esse cenário de chuva extrema levou a prefeitura a tomar uma série de medidas para reduzir o impacto. As aulas na rede municipal foram suspensas e foi emitido uma recomendação para que as escolas particulares seguissem a mesma medida. Também foi decretado ponto facultativo, exceto para funcionários da Comdep e da CPTrans (a prefeitura também informou que pode convocar servidores de outros setores - independente de onde estejam lotados - para ficar à disposição da Defesa Civil).

A prefeitura vai manter 67 pontos de apoio abertos (independente do acionamento de sirenes) e três abrigos serão disponibilizados para eventuais desabrigados: prédio da Rua Floriano Peixoto (segundo a prefeitura, "as obras na unidade estão praticamente encerradas; hoje 26 apartamentos já estão disponíveis"), Sítio São Luiz, no Retiro, e prédio do Santa Isabel, no Caxambu.
Imagens da câmeras do Cimop (Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis) estarão disponibilizadas na página da Prefeitura para que a população possa acompanhar em tempo real a situação da Rua do Imperador e da Rua Coronel Veiga. A coleta de lixo será antecipada em uma hora (começando às 05h) e a Comdep está intensificando serviços de remoção de entulho e limpeza de bueiros.

Ações de outros órgãos

A Câmara Municipal de Vereadores também decretou ponto facultativo nesta sexta.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL Petrópolis) emitiu um comunicado nessa quinta-feira (21) voltado aos comerciantes do Centro Histórico e adjacências para orientar "que aqueles que tenham instalado comportas lembrem de deixá-las em posição de contenção, inclusive ao longo do final de semana, e que os lojistas deem atenção especial a manter os estoques em lugares mais elevados, cuidado que também deve ser observado até domingo, ainda que as lojas estejam fechadas".

O Petrópolis Convention & Visitors Bureau pediu que os associados do trade turístico tenham "atenção especial às atualizações da Defesa Civil e informes sobre as condições de acesso à cidade como forma de garantir deslocamentos seguros aos visitantes". Também informou que pediu um plano de ações à Enel, uma vez que o fornecimento de energia é "fundamental para a operação de hotéis, pousadas, bares e restaurantes, assim como a preservação dos estoques de perecíveis desses estabelecimentos".

Enel aciona plano de emergência

A Enel Rio divulgou que acionou o "plano de emergência para eventos climáticos e estará em plena mobilização, com reforço das equipes operacionais e dos canais de atendimento para eventuais ocorrências que envolvam o fornecimento de energia nos 66 municípios da área de concessão da empresa". Segundo a concessionária de energia, esse plano "prevê o reforço do número de equipes em campo e de todos os canais de atendimento, incluindo o call center, que poderá ter sua capacidade de atendimento duplicada em casos de um evento climático severo". A Enel recomendou que os cliente utilizem, preferencialmente, os canais digitais para ter maior agilidade no atendimento: site ( www.enel.com.br ), o aplicativo Enel (disponível para iOS e Android) ou ainda mandar o WhatsApp Elena: (21) 99601-9608.

A empresa também deu algumas dicas de segurança para dias de chuva: se encontrar um cabo partido, não se aproxime; não encoste em objetos metálicos: como semáforos, postes de iluminação pública, pontos de ônibus, portões e grades; retire os equipamentos da tomada e deixe-os fora do alcance da água; busque abrigo seguro: em caso de ventos intensos, procure locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas; evite áreas arborizadas: durante tempestades, há risco de queda de árvores e descargas atmosféricas (raios).

Cuidados ao viajar

A Concer informou que "Equipes operacionais da concessionária estão de prontidão em tempo integral para o atendimento a qualquer tipo de ocorrência causada por fenômenos climáticos" e que "pode recorrer a interdições preventivas por razões de segurança viária". A concessionária também divulgou recomendações para o motorista que trafega pela BR-040: antes de pegar a estrada, confira em tempo real as condições de trânsito e de clima da BR-040 pela central de atendimento ao usuário: 0800-282-0040. O serviço funciona 24 horas por dia; Evite trafegar pela rodovia durante tempestades; Durante chuvas extremas, evite principalmente trechos da baixada Fluminense onde o grande adensamento urbano e a rápida elevação do nível dos rios facilitam a ocorrência de inundações em pontos mais críticos, bloqueando o fluxo de veículos; Evite também a serra de Petrópolis, em especial, a pista de subida (sentido juiz de fora) ponto em ocasiões de chuvas concentradas, os dois sentidos do trecho estão sujeitos a quedas de árvores e deslizamentos de terras e de fragmentos rochosos.

Estado decreta ponto facultativo

O governador Cláudio Castro decretou ponto facultativo no Rio de Janeiro por conta da previsão de chuvas extremas em todo estado. Ele afirmou que está pedindo para prefeitos de cidades de áreas de risco para adotarem a mesma medida. Castro pediu que as pessoas "fiquem em casa e não se arrisquem em locais ao ar livre".

Edição anterior (3423):
sexta-feira, 22 de março de 2024


Capa 3423

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral