Mauro Peralta - médico e ex-vereador
A palavra Advento vem do latim adventus, que significa chegada. Para os cristãos de diversas tradições, é um tempo de alegria e de preparação para o nascimento do Menino Jesus. É um período de reflexão, arrependimento e mudança interior, no qual somos chamados a melhorar nosso modo de viver para nos conformarmos aos preceitos de Deus.
As quatro semanas que antecedem o Natal carregam significados próprios e profundos. O primeiro domingo é o da esperança e da vigília. O segundo é dedicado à paz e à perseverança. O terceiro celebra a alegria, e o quarto proclama o amor, a revelação do amor divino em Jesus Cristo, que se fez homem para nos salvar e nos inspirar em bondade, solidariedade e humildade.
Seguindo esse espírito do Advento, renovamos nossa esperança de que os políticos que governam o Brasil e Petrópolis se convertam à responsabilidade e à honestidade. Que deixem de gastar mais do que arrecadam, abandonem o populismo desenfreado e tenham coragem de governar para a maioria, sem submissão ao politicamente correto.
Pedimos que, pela intercessão da Virgem Maria, possamos ter presidentes e prefeitos verdadeiramente comprometidos; líderes que não façam caridade com o dinheiro alheio, que não desperdicem recursos, que não nomeiem companheiros despreparados e que sigam com retidão os mandamentos de Deus.
Que o povo saiba discernir, separar o joio do trigo, abandonar o pensamento pequeno e, em 2026, ano eleitoral, votar em quem realmente sabe governar. E aos que já ocupam cargos públicos, fica o lembrete: nunca é tarde para se converter. Sempre há tempo de mudar, recomeçar, aprender com os erros e seguir um caminho novo. Pois para Deus nada é impossível.
Veja também: