Cidade é a terceira colocada no ranking estadual e ocupa o 30º lugar no Ranking de Saneamento 2025 do Instituto Trata Brasil
Águas do Imperador atua com um compromisso que vai além do abastecimento de água e do tratamento de esgoto: conservar o meio ambiente e contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade de Petrópolis. Esse cuidado, que completa 27 anos, reflete-se em investimentos constantes em inovação, ações ambientais e projetos de educação que reforçam a importância do uso consciente dos recursos naturais.
Petrópolis é a terceira colocada no ranking estadual e ocupa o 30º lugar no Ranking de Saneamento 2025 do Instituto Trata Brasil. A concessionária mantém 11 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em operação, responsáveis por devolver efluente limpo aos rios que cortam a cidade. No fornecimento de água, a concessionária conta com sete Estações de Tratamento de Água (ETAs), que abastecem 99% da população urbana. Em algumas delas, Águas do Imperador investe em processos de reuso de água, reduzindo a demanda por captação e minimizando impactos ambientais.
Investimento em tecnologia e sustentabilidade
Ao longo dos anos, a concessionária vem investindo em soluções de saneamento básico adaptadas à geografia da cidade, como os dez biodigestores instalados em regiões onde o sistema tradicional de tratamento de esgoto não é viável. Essas unidades realizam o tratamento biológico do esgoto por meio da ação de micro-organismos. Outro destaque é o Biossistema Vale do Carangola, que utiliza plantas aquáticas e filtros naturais para tratar o esgoto de forma sustentável, com baixo consumo energético e sem uso de produtos químicos.
Além disso, o Programa Água de Valor, que tem foco na redução de perdas, utiliza tecnologia de ponta para detectar vazamentos na rede. As ações mantêm Petrópolis entre as cidades do Brasil com os menores índices de Perdas na Distribuição, de acordo com o Ranking do Trata Brasil, contribuindo para a conservação dos mananciais e otimizando a captação.
Educação Ambiental
O compromisso ambiental também passa por ações educativas. Nesse sentido, o Programa Olhar Ambiental Educação leva conhecimento e conscientização, de forma lúdica, para alunos de escolas públicas e privadas da cidade. Em 2025, o programa está sendo ampliado, com foco em estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública, por meio de novas ações como o Águas Day: um dia de troca com os alunos no ambiente escolar, com a utilização de óculos de realidade virtual, jogos de tabuleiro e outras atividades interativas. O objetivo é conscientizar e despertar nas crianças o senso de responsabilidade com o meio ambiente. Além disso, as visitas guiadas às ETEs e ETAs já alcançaram milhares de alunos das redes pública e privada.
Outro programa consolidado da concessionária é o Olhar Ambiental Trata Óleo. Desde 2022, em parceria com o Projeto INcluir, já foram arrecadados cerca de 20 mil litros de óleo de cozinha usado, por meio de 26 coletores espalhados pela cidade, evitando a contaminação da água e do solo.
“Educar é a base para garantir que as próximas gerações cuidem da cidade. Nossas ações buscam mostrar que cada atitude conta para preservar os rios e a qualidade da água que abastece Petrópolis”, destaca a analista de Meio Ambiente da Águas do Imperador, Deborah Gama.
Reaproveitamento de resíduos
Águas do Imperador realiza um trabalho de reaproveitamento eficiente dos resíduos, fazendo com que eles voltem para a cadeia produtiva: o material reciclável é enviado para a Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep); o lodo proveniente das estações de tratamento é enviado para a Organosolo Biotecnologia, onde é transformado em adubo orgânico; e os uniformes descartados, utilizados pelas equipes operacionais, passam pelo processo de upcycling para serem transformados em bolsas e estojos.
Futuro sustentável
A concessionária projeta ampliar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto do município e continuar investindo em tecnologia para tornar a operação cada vez mais eficiente e sustentável. Em 2024, Águas do Imperador inaugurou duas modernas Estações de Tratamento de Esgoto, Itaipava e Independência, e segue com o projeto de uma nova, a ETE Itamarati, ampliando para 12 o número de ETEs no município, contribuindo para a conservação do meio ambiente.
“Petrópolis é uma cidade com imenso potencial de crescimento sustentável. Nosso objetivo é acompanhar esse desenvolvimento, oferecendo serviços de qualidade, protegendo o meio ambiente e investindo em inovações que beneficiem toda a população”, ressalta o diretor da Águas do Imperador, João Henrique Tebyriça de Sá.
Veja também: