A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em discussão única, nesta quinta-feira (28/08), o Projeto de Resolução 1.325/25, de autoria original da deputada Dani Balbi (PCdoB), que concede a Medalha Tiradentes e o respectivo Diploma ao cantor e compositor Caetano Veloso. A medida será promulgada pela Mesa Diretora da Alerj e publicada no Diário Oficial do Legislativo dos próximos dias.
Considerado um dos maiores nomes da música brasileira, Caetano é pioneiro do movimento Tropicalista, que revolucionou a MPB ao mesclar tradição e vanguarda. Ao longo de sua carreira, lançou mais de 50 discos, com sucessos como Alegria, Alegria, Tropicália, Sozinho e Você é Linda.
“Sua contribuição vai além da música, incluindo atuações na literatura, no cinema e na defesa de causas sociais e ambientais, o que reforça a relevância do reconhecimento concedido pelo Parlamento fluminense”, argumentou Balbi.
A medida tem coautoria dos deputados Carlos Minc (PSB), Verônica Lima (PT), Lilian Bhering (PCdoB), Yuri (PSol), Flavio Serafini (PSol) e Elika Takimoto (PT).
Veja também: