A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em discussão única, nesta terça-feira (19/08), o Projeto de Resolução 1.295/25, do deputado Munir Neto (PSD), que concede o Prêmio Dandara à atriz Elisa Lucinda. A homenagem reconhece a contribuição da artista para a valorização da cultura negra no Brasil. A medida será promulgada pelo presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União) e publicada no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.
Elisa Lucinda é poeta, atriz, jornalista, cantora e ativista, com uma trajetória marcada pela força da palavra e pelo compromisso com a justiça social, especialmente na defesa dos direitos das mulheres negras e da população afrodescendente.
“Conceder a Elisa Lucinda o Prêmio Dandara da Alerj é mais do que homenagear uma trajetória artística de excelência. É afirmar, diante da sociedade fluminense, o valor inestimável da arte negra, da inteligência sensível da mulher preta, da palavra como instrumento de cura, denúncia e reinvenção do mundo”, declarou Munir.
Veja também: