Em comunicado publicado nas redes sociais na terça-feira (02), a Climatempo destaca o alerta para o Rio de Janeiro. Confira na íntegra:
'A frente fria que chega no final desta semana aumenta o potencial para chuva VOLUMOSA e frequente no estado do Rio de Janeiro. A Climatempo prevê volumes excepcionais, com acumulados entre sexta (04) e domingo (06) podendo superar a média normal para todo o mês de abril, com potencial para provocar impactos como alagamentos de vias, enxurradas, transbordamento de rios assim como de deslizamentos nas áreas de encostas. Os ventos também ficarão intensos! Na sexta-feira (04), as fortes rajadas acontecem durante os temporais, com rajadas previstas de 60 a 80 km/h. No sábado, venta ao longo de todo o dia com algumas rajadas alcançando de 50 a 70 km/h. Há condições para quebra de galhos, queda de árvores e estruturas metálicas. Cabe ressaltar que o mar também ficará agitado, com ondas que podem alcançar os 3 metros de altura durante o sábado e domingo.
Já o boletim hidrometeorológico do INEA destaca:
Situação em 03/04/2025
Nesta quinta-feira, as condições do tempo no estado do Rio de Janeiro serão influenciadas pela aproximação e passagem de uma frente fria pelo oceano. Ao longo do dia, haverá aumento de nebulosidade, com céu claro passando a nublado e, a partir da tarde, há previsão de pancadas de chuva acompanhadas por raios nas regiões Baía da Ilha Grande, Guandu, Médio Paraíba do Sul, Piabanha, e Baía de Guanabara. Nas demais regiões, chuva fraca, Rio Dois Rios e Lagos São João, ou, sem chuva, em Macaé e das Ostras e Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana. Devido às chuvas, são esperadas elevações nos níveis dos rios monitorados. As temperaturas estarão em elevação em grande parte do estado.
Previsão para 04/04/2025
Na sexta-feira, as condições do tempo serão influenciadas pela passagem da frente fria e o posterior transporte de umidade do oceano em direção ao continente. Ao longo do dia, o céu irá variar entre nublado e encoberto e há previsão de chuva persistente, com intensidade moderada a forte em todas as regiões hidrográficas do estado. Os seguintes municípios têm previsão de chuva com mais de 100 mm/24h: Angra dos Reis e Paraty. Em decorrência das chuvas, são esperadas elevações nos níveis dos rios monitorados. As temperaturas estarão em declínio em grande parte do estado.
Veja também: