O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta sexta-feira (30/08) a suspensão da operação da rede social X (antigo Twitter) no Brasil. A Anatel terá 24 horas para efetivar o bloqueio do acesso em território nacional, assim como Apple e Google terão cinco dias para remover o aplicativo do X das lojas online.
Essa decisão foi tomada após o descumprimento pelo X de determinações judiciais de bloqueio de contas e pelo não pagamento de multas. Além disso, a empresa, que pertence a Elon Musk, se recusou a apresentar um representante legal no Brasil. Com isso, o STF não conseguia sequer notificar a empresa, o que acabou sendo feito em um post no próprio X.
Moraes também estabeleceu uma multa diária de R$ 50 mil para qualquer pessoa que tente burlar a suspensão, como uso de VPNs, para acessar o site no Brasil.
O X havia se pronunciado na quinta-feira (29) afirmando que não iria cumprir as decisões de Moraes, classificadas como "ilegais" pela empresa. A rede social também havia afirmado que espera essa suspensão.
Veja também: