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Aluna de colégio da Baixada Fluminense alcança nota máxima na redação do projeto Enem-RJ

Lorrany Paes Rocha, do Colégio Estadual Alexander Graham Bell, em Duque de Caxias, fez 1000 pontos

Divulgação
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Um feito inédito desde que o simulado do Enem-RJ começou a ser aplicado na rede estadual de ensino. A aluna Lorrany Paes da Rocha, do curso de Formação de Professores do Colégio Estadual Alexander Graham Bell, em Duque de Caxias, alcançou a nota 1000 no segundo teste de redação do projeto, com o tema ‘Os desafios da conscientização social para a valorização da vida no trânsito no Brasil’. Três redações já foram realizadas este ano. O segundo simulado está sendo aplicado entre os dias 1º e 5 deste mês.

O Enem-RJ é uma plataforma educacional que alia tecnologia e inteligência artificial, visando auxiliar na preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio. A ideia é desenvolver ferramentas para atrair e engajar estudantes cada vez mais inseridos no universo digital. O projeto utiliza os mais avançados recursos pedagógicos do país, oferecendo soluções integradas para auxiliar no diagnóstico, gestão e melhora nos indicadores de aprendizado na rede estadual de ensino.

A construção do conhecimento envolve novas formas de aprender e de pensar. Dentro da política de recomposição de aprendizagens, oferecer um recurso que alia tecnologia e suporte pedagógico para estudantes e professores foi um grande passo.  Estes simulados farão com que nossos estudantes sejam bem-sucedidos nesta prova e nos demais desafios acadêmicos que terão pela frente disse a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

Mais de 193 mil textos, além dos simulados impressos aplicados em sala de aula, foram analisados e corrigidos por inteligência artificial, avaliando todos os requisitos cobrados no exame real e tornando esta etapa bem parecida com o que os estudantes terão pela frente, no dia da prova nacional.

Lorrayne, de 17 anos, está cursando a 3ª série do Ensino Normal. Ela tem Machado de Assis e Clarice Lispector entre os seus autores preferidos e pretende fazer Pedagogia. Recebeu a notícia da nota 1000 na sala de aula, sob os aplausos dos colegas de turma.

Foi surpreendente, acima do que eu esperava. Atribuo o resultado a muito estudo, muito esforço e a ajuda do nosso professor de Língua Portuguesa que nos prepara com atenção total para esses simulados que ajudam muito.

O professor é o educador Carlos Henrique Afonso Khoury que reúne os alunos para aulas de redação. Ele explica que a aluna Lorrany aliou as técnicas trabalhadas no grupo de estudos à inspiração e à originalidade. E que o resultado obtido revelou a junção desses fatores. Sobre o projeto do simulado, ele fala com a propriedade de quem já atuou em vários cursos preparatórios.

O Enem-RJ possibilita múltiplas ferramentas para a preparação de nossos estudantes. Eu me lembro que quando prestei vestibular, não havia esta estrutura. Aproveitava um programa que passava em um emissora para o público de São Paulo.  Ao conversar com os estudantes, procuro incentivá-los a usarem todos os recursos disponíveis. Neste caso, quanto mais ferramentas eles utilizarem de forma consciente, melhor será a preparação diz o professor.

Ele finaliza dando um conselho para os futuros universitários.

Aproveitem todos os recursos disponíveis, estudem por eixos temáticos, ampliem o repertório sociocultural, conheçam as competências cobradas na redação do Enem e treinem bastante. Todos são capazes! A nota máxima será a consequência.

Alunos mais preparados

O Enem-RJ, gratuito e inédito no estado, é uma ferramenta destinada aos estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), disponibilizando videoaulas, simulados, correção de redação, relatórios individuais de desempenho, ferramentas de monitoramento das aprendizagens e trilhas personalizadas de estudo criadas por inteligência artificial, baseados nas dificuldades de cada estudante.
Um bom planejamento pedagógico nos coloca sempre diante de desafios. Estamos muito felizes de estar iniciando este processo, que, com certeza, dará aos nossos estudantes a oportunidade de competir de forma mais igualitária com melhores chances de ter acesso à universidade destacou a subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc-RJ, Joilza Rangel.

Com os resultados deste simulado, serão identificadas as áreas em que cada um dos estudantes tem mais dificuldades e onde poderá ser focado seu estudo. Professores também se beneficiam, com acesso rápido a conteúdos que atendem às necessidades específicas de suas turmas, o que facilita a preparação de aulas e garante a qualidade do ensino.

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