Emanuelle Loli - estagiária
Faltando poucos meses para a formatura, dezenas de alunos da Faculdade de Medicina de Petrópolis estão com medo de não ter motivos para comemorar a finalização de um curso que demanda tanto tempo e esforço. De acordo com eles, a empresa Phormar Formaturas, que havia sido contratada para fazer a formatura, desapareceu com o dinheiro destinado para a data e não dá nenhum retorno sobre a situação.
Os alunos da turma 56 de medicina contrataram, em 2021, a empresa Phormar Formaturas e Eventos Ltda, que seria responsável pela assessoria e mais 5 eventos da formatura (jantar de formatura, missa, solenidade, grande baile e aula da saudade). Ao longo dos anos, eles depositavam o dinheiro em uma conta para juntar o montante até o grande dia, porém, ao visualizarem a conta na última semana, viram que ela havia sido zerada e a empresa responsável não retornava nenhum dos questionamentos enviados por eles. Após isso, medidas legais foram tomadas e um boletim de ocorrência registrado na delegacia de Juiz de Fora/MG.
“Nós da comissão estamos muito chateados, frustrados, sem dormir e buscando energia para mobilizar a turma a continuar com o sonho vivo. Tudo é muito recente. Estamos faltando aula, alguns cenários do estágio hospitalar que exige 100% da nossa presença para tentar resolver todas essas intercorrências”, afirmou a aluna Maryana Mendes.
Os 65 alunos resolveram fazer uma vaquinha com o intuito de minimizar o prejuízo e conseguirem realizar a tão sonhada formatura. “A empresa sumiu e não nos dá nenhum retorno. Precisamos muito agora da ajuda de amigos, familiares, vizinhos, todos que quiserem e puderem se solidarizar. Criamos uma vaquinha on-line na esperança de que com ajuda de todos possamos resgatar algum dinheiro”, concluiu Maryana.
Para doar, basta ir no Site vakinha.com.br e buscar “Ajude a Comissão de Formatura 56 a realizar nosso sonho de formatura!”, com o código de identificação 5244283.
Nota da FMP
A Faculdade de Medicina de Petrópolis lamenta profundamente todo o dano causado pela empresa Phormar aos nossos formandos e de tantas outras instituições de Ensino Superior da região, e se solidariza com os estudantes e suas famílias diante do ocorrido. A empresa foi escolhida e contratada diretamente pelos estudantes, sem nenhuma interferência da FMP, para a organização e realização dos eventos festivos de formatura.
A FMP esclarece que tão logo tomou conhecimento dos fatos, acolheu os formandos e está os apoiando na busca de alternativas viáveis para celebrar a formatura na presença de familiares e amigos.
A Faculdade de Medicina de Petrópolis compreende o impacto e a frustração que esta situação gerou em um momento tão significativo e único na trajetória acadêmica e pessoal de cada estudante e reitera o seu compromisso com os formandos para que possam realizar um evento digno da dedicação e do esforço de todos.
Outros casos
Nesta semana, outros casos envolvendo a empresa chegaram ao conhecimento da mídia nacional. Diversos alunos de várias faculdades da Região Sudeste estão enfrentando o mesmo problema.
Perguntamos à empresa Phormar Formaturas e Eventos Ltda sobre a situação, mas até o fechamento desta matéria não tivemos retorno.
Veja também: