Edição anterior (2502):
terça-feira, 14 de setembro de 2021
Ed. 2502:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2502): terça-feira, 14 de setembro de 2021

Ed.2502:

Compartilhe:

Voltar:


  Educação

Alunos da rede pública retomam aulas presenciais

75 escolas estavam aptas a receber os estudantes

 

Priscila Torquato – especial para o Diário

Nesta segunda-feira (13) alunos da rede pública de ensino de Petrópolis retornaram as aulas de forma presencial em 75 unidades escolares. A volta aconteceu de maneira escalonada como anunciou a prefeitura de Petrópolis, começando com as turmas do Ensino Médio e turmas do ciclo do Ensino Fundamental I (1º / 2º / 3º ano). Depois de ser adiado por três vezes, o retorno aconteceu de maneira tranquila, na avaliação da Secretaria de Educação. “As escolas foram preparadas para esse retorno, com a estrutura necessária para garantir os dispositivos de segurança preconizados no plano de retorno”, afirmou o prefeito Hingo Hammes

Nesta primeira etapa os alunos ficarão nas escolas por no máximo três horas diárias e, segundo a prefeitura, os professores tiveram suas cargas horárias adaptadas para garantir tanto ao atendimento dos alunos que estarão no presencial, quanto dos que estiverem no esquema remoto.  

O retorno ao sistema de ensino presencial foi tema polêmico na cidade. Por três vezes a retomada foi adiada. O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação de Petrópolis (SEPE) e o CAE consideram que o retorno às aulas presenciais na modalidade híbrida que começou nesta segunda (13) “representa um ato temerário e ainda inseguro, por falta de planejamento em tempo hábil e soluções emergenciais no mínimo duvidosas, podendo gerar situações irresponsáveis como, por exemplo, falta de merenda em determinadas unidades escolares por falta da entrega dos gêneros e reinício das atividades com uma parcela relativamente grande de profissionais possivelmente despreparados para as funções que irão desempenhar.”

Alimentação nas unidades escolares

Segundo a Secretaria de Educação, as unidades escolares que receberam os alunos estavam abastecidas com merenda. O governo municipal informou que o cardápio desta primeira etapa foi elaborado pela equipe da Gerência de Alimentação Escolar, visando o pleno atendimento das necessidades nutricionais dos estudantes. “No primeiro dia foi servido como almoço arroz, feijão, beterraba e proteína. No lanche foi ofertado vitamina de banana com cacau. Amanhã o cardápio inclui proteína, salada de alface e tomate, arroz e feijão. No lanche haverá vitamina de frutas (banana com maçã)”, diz nota da prefeitura enviada ao Diário.

O SEPE se mostrou preocupado com a questão da alimentação dos estudantes nas unidades escolares. Segundo o Sindicato “não foi confirmado com 100% de certeza que os gêneros serão entregues em tempo hábil ao preparo, pois parte das entregas acontecerão só na segunda-feira (13) caso do ovo, única proteína que foi garantida por via ordinária, além da tilápia que será entregue só a partir do dia 21 de setembro.”

Próximos grupos a retornarem

O calendário divulgado pela Secretaria de Educação definiu que em 27 de setembro, as turmas dos 4º / 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e as turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) Diurno e Noturno, retornam em esquema presencial.

Em 04 de outubro será a vez do retorno das turmas do 4º e 5º períodos da Educação Infantil, as turmas do 6º / 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, classes especiais e das salas de recursos multifuncionais.

O último grupo a retornar será o das turmas de Centros de Educação Infantil (de 0 a três anos), e os do 3º período das Escolas de Educação Infantil, em 11 de outubro.



Edição anterior (2502):
terça-feira, 14 de setembro de 2021
Ed. 2502:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2502): terça-feira, 14 de setembro de 2021

Ed.2502:

Compartilhe:

Voltar: