Edição anterior (4003):
sexta-feira, 12 de setembro de 2025


Capa 4003

Alunos do CIEP Cecília Meireles são finalistas da Olimpíada Brasileira de Empreendedorismo

“A jornada nos ensinou a lidar com um tema sensível com seriedade e a buscar soluções que realmente possam fazer a diferença”, afirma a orientadora

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mariana Machado estagiária

O CIEP Cecília Meireles (Centro Integrado de Educação Pública), localizado em Corrêas, foi a única escola estadual do Rio de Janeiro a ser selecionada na Olimpíada Brasileira de Empreendedorismo, e está entre as 10 melhores equipes do país.

Orientados pela professora Iulie Toman, os jovens Kemily Coelho Jaloto, Nathaly da Conceição Sant’ana, Rafaela Barreiros Favero, Victor da Costa Martins Junior, foram selecionados na Categoria 02, que corresponde aos alunos a partir do 9º ano escolar.

A equipe chegou à etapa final da olimpíada com um projeto que busca a “segurança pessoal antiassédio”. “Nosso projeto, a Voz Ativa, une um botão de emergência discreto, integrado a acessórios como pulseiras, pingentes, entre outros formatos, com um aplicativo que grava o som ambiente e envia alertas com a localização GPS em tempo real”, explica a professora orientadora dos alunos.

“Desde o nosso reconhecimento inicial, o projeto evoluiu bastante. Reformulamos o plano de negócios garantindo a proposta de um produto mais elaborado, com funcionalidades mais definidas e que combina a venda do dispositivo com uma assinatura do aplicativo, garantindo a sustentabilidade e a escalabilidade do projeto”, completa.

Para a aluna Nathaly da Conceição Sant'ana, chegar ao top 10 foi “surreal! Estávamos com a expectativa lá em cima e muito ansiosos para saber o resultado. É bom ver que nosso esforço está sendo reconhecido e nosso projeto também. Devemos isso à nossa professora maravilhosa, que sempre nos apoia e incentiva todos os dias, e aos meus colegas tão incríveis”. Kemily Coelho Jaloto afirma que “é uma experiência incrível saber que o nosso esforço está sendo reconhecido em uma competição de alto nível, é muito importante para nós. Esperamos ficar entre os três finalistas e que o nosso projeto vá pra frente e mude diversas vidas”.

Rafaela Barreiros Favero acrescenta que “é uma sensação incrível, como se um sonho tivesse se tornado realidade. Estar entre os 10 melhores do país mostra que todo o nosso trabalho, dedicação e noites em claro realmente valeram a pena”. “Estamos realizados, motivados e muito felizes! Essa não é uma conquista só nossa, mas também de todos que estiveram envolvidos. É um reconhecimento de que estamos no caminho certo”, completa Victor da Costa Martins Júnior.

O reconhecimento reflete também para a escola, e é uma motivação quanto a proposta educacional estar no caminho adequado, como garante a professora. “Esse reconhecimento nos impulsiona a continuar trabalhando o protagonismo com nossos estudantes, estimulando a pensar de forma criativa e elaborando projetos com impacto real na sociedade”, diz.

Já para os alunos, a orientadora afirma que o reconhecimento é importante enquanto experiência de vida. “Os avaliadores da olimpíada na 1ª etapa nos deram um feedback de que nossa proposta é "potente, necessária e impactante", e que tem "tudo para sair do papel e realmente mudar vidas". Isso nos motiva a continuar e mostra que o nosso projeto tem um potencial de impacto social imenso. Além de ser uma experiência valiosa em empreendedorismo e inovação, a jornada nos ensinou a lidar com um tema sensível com seriedade e a buscar soluções que realmente possam fazer a diferença”, relata.

A partir de agora, a equipe está empenhada no desenvolvimento do protótipo mais elaborado, e na busca de parcerias estratégicas. “Já temos mapeadas ideias desse processo buscando fornecedores de componentes eletrônicos, e também empresas que queiram integrar o botão de emergência em roupas e acessórios. Nosso objetivo é transformar a Voz Ativa em uma startup real, que cumpra a sua missão de proteger vidas”, afirma a orientadora.

O evento de todas as equipes finalistas será transmitido ao vivo no dia 20 de setembro, a partir das 9h no canal do Youtube da organizadora. https://youtube.com/@expacer

“É emocionante presenciar o "brilho nos olhos" deles ao conseguirmos alguma concretização das ideias que tiveram ao identificar a situação problema e buscar soluções, porque cada vez mais está se transformando em realidade. Estão se dedicando totalmente e esse é um grande prêmio que percebo enquanto educadora. Ver o projeto ser reconhecido por sua viabilidade e potencial de impacto social é muita felicidade!”, conclui Iulie.

Edição anterior (4003):
sexta-feira, 12 de setembro de 2025


Capa 4003

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral