Diretor conversará com o público no Cineclube Casa Stefan Zweig neste sábado, 20/09/2025, às 16h30
O documentário Utopia tropical nasceu a partir de diálogos entre o linguista e ativista político norte-americano Noam Chomsky e Celso Amorim, ex-ministro brasileiro das Relações Exteriores. As reflexões têm como foco o sonho de uma América Latina mais justa e plural em meio à ascensão e à queda de diversos regimes de esquerda, em que corrupção e manipulação dos meios de comunicação tiveram papel fundamental.
Observadores privilegiados e atentos da história recente no continente, Chomsky e Amorim analisam as consequências da forte influência cultural norte-americana e lançam um olhar mais profundo sobre os efeitos das mudanças políticas para as minorias, os povos originários, o meio ambiente e a economia desses países. Um registro feito a partir do ponto de vista de intelectuais que, além de acompanhar os processos, também tiveram influência sobre eles.
O documentário tem 78 minutos e a trilha sonora tem canções de Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil. Depois da exibição, o diretor conversará com o público. A entrada é franca, com lugares limitados.
Serviço:
Cineclube Casa Stefan Zweig: UTOPIA TROPICAL (João Amorim, Brasil/ EUA, 2023)
Debate com o diretor João Amorim
Sábado, 20/09/2025, 16h30
Local: Casa Stefan Zweig Rua Gonçalves Dias, 34
Entrada franca lugares limitados
Veja também: