Espaço está disponível no portal da Agência
Vitor Cesar - estagiário
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibilizou em seu portal a Central de Perguntas e Respostas, com o objetivo de sanar questionamentos de beneficiados sobre alguns pontos em meio a todo o processo de se ter um plano junto a um operador de saúde. Além disso, a nova central não mira somente ajudar beneficiados, e sim, operadoras, prestadores de serviços de saúde e contratantes de planos coletivos.
No portal, a página inicial tem áreas destinadas para cada perfil de usuário pretendido pela Agência. Para esclarecer pontos nessa relação entre segurador e segurado, quem utilizar a plataforma tem acesso mais rápido e seguro a informações fundamentais do seu dia a dia, como:
No estado do Rio, cerca de 3 milhões de pessoas são beneficiárias de um plano de saúde. De acordo com o site da ANS, a única operadora exclusivamente de Petrópolis, a Unimed Petrópolis, registrou 498 beneficiários. Porém, dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), revelam que o grau de satisfação diminuiu drasticamente nos últimos anos. Em 2025, mais de 318 mil ações relacionadas à saúde suplementar, o dobro do acumulado dos últimos cinco anos, resultando em um crescimento de 275%. Os dados são da Secretaria Nacional do Consumidor.
A maior parte das reclamações vem de beneficiados que obtiveram negativa de cobertura. Essa ação ocorre quando a operadora se recusa a custear exames, consultas, cirurgias, internações ou medicamentos prescritos pelo médico, e cancelamento de contrato por iniciativa unilateral da seguradora, sem o beneficiário concordar.
Veja também: