Bruna Nazareth
O uso de pomadas capilares para fixar ou trançar os cabelos tem causado um aumento nos casos de irritação ocular nos meses de janeiro e fevereiro, especialmente durante o Carnaval. Embora esses produtos ajudem a manter os penteados alinhados e bonitos, eles têm prejudicado a saúde ocular de muitos usuários desde 2023, causando efeitos indesejados como cegueira temporária, ardência intensa no olho, lacrimejamento excessivo, coceira, vermelhidão, inchaço e dor de cabeça.
Nos últimos dois anos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou a autorização de cerca de 1.550 pomadas capilares e estabeleceu regras mais rígidas. Com a proximidade do Carnaval, a agência reforça a necessidade de atenção redobrada, já que os dados de monitoramento da Anvisa e dos órgãos de saúde mostram que os riscos ainda persistem. Sendo assim, é essencial verificar a lista de pomadas autorizadas. Caso o produto não esteja nela, ele é ilegal e pode apresentar riscos para o usuário.
Cuidados
A entidade também ressaltou a importância dos cuidados para um penteado seguro. Confira as principais recomendações:
- Use apenas produtos autorizados pela Anvisa: evite cosméticos irregulares, pois sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar.
- Leia o rótulo: siga as instruções do fabricante para garantir o uso correto do produto.
- Aplique com moderação: o uso excessivo desses produtos pode trazer riscos, prefira em pequenas quantidades.
- Proteja os olhos: cosméticos tem potencial de provocar irritações leves ou mais graves, especialmente em regiões mais sensíveis, como os olhos. Por isso, evite situações em que o produto possa escorrer para os olhos, como banhos de piscina e mar. Quando for remover o produto da cabeça, durante o banho, faça-o com cuidado, inclinando a cabeça para trás.
- Se houver irritação prévia no couro cabeludo, olhos ou qualquer parte que possa ter contato com o produto, evite o uso e aguarde um momento mais seguro para a aplicação.
- Em caso de contato com os olhos, lave imediatamente com água corrente por 15 minutos.
- Procure um serviço médico: em casos de apresentar sintomas como dor, vermelhidão, irritação, alteração da visão, sensação de corpo estranho e inchaço, é essencial procurar uma unidade de saúde.
- Faça fotos do produto mesmo que o procedimento seja no salão ou em casa: imagens com nomes e dados do fabricante são fundamentais para a Vigilância Sanitária conseguir agir e retirar o produto do mercado.
- Não misture com outros produtos: alterar a fórmula pode causar reações adversas inesperadas.
- Armazene corretamente: mantenha o produto em local adequado para evitar mudanças em suas propriedades devido a temperaturas inadequadas.
*Com informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa
Veja também: