Conheça as medidas adotadas
Por Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa
A Anvisa determinou, na sexta-feira (18), a apreensão e o recolhimento de produtos irregulares. As medidas envolvem quatro medicamentos sem registro e um ingrediente alimentar fora do padrão.
Um dos produtos é o XAROPE DA VOVÓ/XAROPE DA VOVÓ ISABEL. Todos os lotes tiveram a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso proibidos. O produto, de fabricante desconhecido, estava sendo anunciado e comercializado sem qualquer registro, notificação ou cadastro na Anvisa.
A Agência também proibiu três produtos da empresa GRUPO NUTRA NUTRI LTDA. São eles: COLÁGENO + VITAMINA C (LOTES: TODOS), L-TREONATO DE MAGNÉSIO (LOTES: TODOS) e ESPINHEIRA SANTA (LOTES: TODOS). Nesse caso, também foram verificados a propaganda, o anúncio de venda e a comercialização dos produtos, todos eles sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa.
A empresa Nutra Nutri não possui Autorização de Funcionamento na Agência para fabricação de medicamentos, que é um requisito obrigatório para qualquer laboratório farmacêutico.
Curcuma irregular
A Anvisa determinou ainda o recolhimento de todos os lotes do alimento CURCUMYN LONG (EXTRATO DE CÚRCUMA LONGA 95%), fabricado pela empresa Akron Pharma Ltda.
Nesse caso, o motivo da ação foi a realização de uma inspeção onde se verificou que o produto não atende às especificações referenciadas na legislação quanto à forma de obtenção. O produto deve ser recolhido e ainda teve sua comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso suspensos.
Confira as Resoluções da Agência no Diário Oficial da União:
https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-re-n-2.703-de-17-de-julho-de-2025-642758366
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-re-n-2.705-de-17-de-julho-de-2025-642757900
Veja também: