Circulação do animal é sinal de equilíbrio ambiental, diz especialista
Emanuelle Loli Estagiária
Na madrugada da última quinta-feira (24), uma onça-parda foi flagrada circulando pelas ruas do bairro Mosela, em Petrópolis, despertando a curiosidade dos moradores. O avistamento ocorreu em uma área cercada pela Mata Atlântica, habitat natural da espécie. Diante do ocorrido, a APA Petrópolis/ICMBio publicou em suas redes sociais um vídeo com orientações para a população sobre como agir ao encontrar o animal.
Segundo Victor Valente, chefe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio da Serra Fluminense, a presença da onça-parda é considerada normal em regiões como essa e não deve ser motivo de pânico.
"Estamos em um ambiente que é o habitat natural desses animais. É comum que eles circulem pela região em busca de alimento, abrigo ou água", explicou Valente, reforçando que a população não deve tentar se aproximar ou capturar o animal.
O chefe do NGI também alertou para cuidados especiais com animais domésticos, que podem atrair predadores. As principais recomendações são:
Manter galinhas em galinheiros fechados;
Instalar sensores de presença com iluminação, para ajudar a espantar a onça;
Manter cachorros e gatos em ambientes seguros.
Valente esclareceu ainda que o animal avistado é uma onça-parda, diferente da onça-pintada encontrada no Pantanal. Ele ressaltou que não há registros de ataques de onças-pardas a seres humanos, portanto, não há razão para pânico.
"A princípio, é um animal inofensivo para o ser humano. Claro que ninguém deve provocá-lo ou tentar capturá-lo", reforçou.
A presença da onça-parda é, na verdade, um indicativo positivo da saúde ambiental da região.
"Isso demonstra que ainda temos biodiversidade em Petrópolis e equilíbrio entre a fauna e a flora. A circulação desse animal é um sinal de que a natureza está funcionando como deveria", destacou Valente.
As autoridades ambientais orientam que, em caso de novos avistamentos, os moradores avisem imediatamente os órgãos responsáveis e evitem qualquer tipo de aproximação ou confronto com o animal.
A APA Petrópolis reforça que, caso o animal seja visto novamente, é fundamental manter a calma e respeitar seu espaço. Informações sobre a presença da onça podem ser repassadas pelo telefone (21) 97896-1367, para que seja realizado o monitoramento adequado.
Veja também: