São 4 mil vagas para os cargos de Técnico Bancário Novo, TI, Médico do Trabalho e Engenheiro de segurança do Trabalho
Larissa Martins especial para o Diário
Faltam poucos dias para a realização do concurso da Caixa Econômica Federal. Em Petrópolis as provas objetivas e discursivas serão aplicadas no domingo, dia 26 de maio. São ofertadas 4.050 vagas, no país, para os cargos de Técnico Bancário, Técnico Bancário em Tecnologia da Informação, Médico do Trabalho e Engenheiro de Segurança do Trabalho. A remuneração pode chegar até R$ 14 mil. O Estado do Rio de Janeiro registrou 107 mil inscrições de candidatos. Veja na tabela o número por polo:
Processo
O processo para nível médio e superior ocorrerá em quatro etapas: avaliação de conhecimento,prova de redação, verificação da condição declarada e procedimentos admissionais. Segundo o edital, a convocação inicia-se por um candidato com deficiência, se houver, e procedida por um candidato da listagem geral e, em seguida, por um candidato aprovado na classificação para pessoas negras, se houver. As demais convocações seguirão conforme o número de vagas informado no Edital, sendo 6% para PcD e 20% para pessoas negras, dentre o total de vagas e cadastro de reserva.
Dia da prova
As provas objetivas e de redação terão a duração de cinco horas, tendo por base os conteúdos programáticos especificados no edital. Não será permitida a entrada no local de provas do candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o fechamento dos portões. Os locais de aplicação foram divulgados nos Cartões de Confirmação de Inscrição disponíveis na página da Fundação Cesgranrio ( www.cesgranrio.org.br ).
O candidato deverá chegar ao local das provas com uma hora de antecedência do início das mesmas, acompanhado do Cartão de Confirmação de Inscrição e de Declaração de Comparecimento (caso seja de seu interesse), impressos da página da Fundação; do documento de identidade original com foto com o qual se inscreveu e de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.
Documentação
Segundo o edital, serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos); cartão de identificação do trabalhador; passaporte brasileiro; certificado de reservista ou dispensa de incorporação; carteiras funcionais do Ministério Público e carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por Lei Federal, sirvam como identidade.
Também serão aceitos: carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente modelo com foto aprovado pelo art. 159 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997); documentos digitais, com foto e assinatura, (e-Título, Documento Nacional de Identificação (DNI), CNH digital, e RG digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Como o documento não ficará retido, será exigida a apresentação do original, não sendo aceitas cópias, ainda que autenticadas.
Suspensão no Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, o concurso foi suspenso em razão da situação de emergência causada pelas chuvas. Diante disso, o Ministério Público Federal (MPF) pediu informações à Caixa Econômica (CEF) sobre a suspensão. O objetivo é saber se o cancelamento da prova somente nos municípios gaúchos não afetaria a isonomia entre os candidatos na disputa. O MPF pede pelo adiamento em todo o país.
Veja também: