Edição anterior (2502):
terça-feira, 14 de setembro de 2021
Ed. 2502:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2502): terça-feira, 14 de setembro de 2021

Ed.2502:

Compartilhe:

Voltar:


  Incêndio

Após chuva do fim de semana, risco de incêndios florestais é “moderado”

Foto: Imagem de pisauikan por Pixabay 

Rômulo Barroso - especial para o Diário de Petrópolis

Os cinco distritos de Petrópolis tiveram o risco de incêndios florestais classificados como “moderado” pela Defesa Civil nesta segunda-feira (13/09). Isso ocorreu após a chuva que caiu na cidade em vários locais. Ainda no domingo (12), todo território foi colocado como “muito baixo”, mas com umidade baixa e a temperatura mais alta de ontem, o risco subiu.

Na sexta-feira (10/09), a Defesa Civil havia alertado para a possibilidade de chuva forte no fim de semana, por causa da passagem de uma frente fria. O órgão inclusive colocou o município em estágio de “atenção” e reforçou o efetivo para caso fosse necessário atender ocorrências.

Entre a noite de sábado (11) e o início da madrugada de domingo (12), a chuva caiu, mas com intensidade moderada. Os maiores índice pluviométricos foram registrados na Barão do Rio de Branco (23.75 mm/h) e Araras (23.33 mm/h), depois de 01h. Na medição feita no Quitandinha – no LNCC – e na Vila Felipe, o volume de chuva foi 17.2 mm/h. Em seguida, os núcleos de chuva mais intensos se afastaram do município, que voltou para o estágio de “normalidade”.

Com essa chuva mais espalhada por toda cidade, os cinco distritos chegaram a ter o risco de incêndios florestais reduzidos para muito baixo na classificação da Defesa Civil. Antes, só o primeiro distrito estava na bandeira verde claro, enquanto Cascatinha, Itaipava e Posse tinha risco alto e Pedro do Rio, muito alto. Nesta segunda, todos os locais passaram para cor amarela (risco moderado). Essa medição tem sido feita diariamente pela Defesa Civil e leva em consideração fatores como a chuva, a temperatura e a umidade relativa do ar.

A previsão do tempo informada pelo órgão indica que a terça-feira (14) não terá chuva e será de céu com poucas nuvens. A temperatura vai chegar a 31 ºC, com umidade na casa de 30% até 65%.

A Defesa Civil recomenda para a população como medida preventiva contra incêndios florestais: não colocar fogo em lixo, não soltar balões e não jogar guimba de cigarro aceso próximo de vegetação.

 



Edição anterior (2502):
terça-feira, 14 de setembro de 2021
Ed. 2502:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2502): terça-feira, 14 de setembro de 2021

Ed.2502:

Compartilhe:

Voltar: