Edição anterior (4043):
sexta-feira, 17 de outubro de 2025


Capa 4043

APPO realiza pesquisa do Outubro Rosa 2025 para mapear conhecimento sobre prevenção do câncer de mama em Petrópolis

Formulários impressos e online permitem diagnosticar percepção da população sobre detecção precoce, cuidados paliativos e impacto da mobilização social

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


A Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO) deu início à Pesquisa Outubro Rosa 2025, uma iniciativa que visa compreender como a população de Petrópolis percebe a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama, além de ampliar o debate sobre cuidados paliativos. O levantamento, desenvolvido pela equipe multidisciplinar da APPO e coordenado por Andréa Teixeira de Freitas, assistente social, presidente do Conselho Municipal de Saúde e líder da equipe, pretende fornecer dados que subsidiem campanhas educativas e ações de mobilização social.

“Elaboramos esta pesquisa para entender melhor o que a cidade sabe sobre o câncer de mama e qual é o impacto real das ações do Outubro Rosa”, afirma Andréa. “As respostas vão nos ajudar a aprimorar campanhas futuras, orientar políticas públicas e garantir que a conscientização chegue a todas as mulheres”, completa.

O estudo é aplicado durante os eventos do Outubro Rosa 2025, como palestras, rodas de conversa e caminhada, por meio de formulários impressos, e também está disponível online, possibilitando a participação de qualquer pessoa, mesmo sem presença física nos encontros. O formulário pode ser acessado em httpsdocs.google .comformsde1FAIpQLScGYdw82G1B8SNvrQb9UKMShRE-zpv04P1QG5qm5XbuM4R9gAviewformusp=header.

Entre as perguntas que compõem a pesquisa, destacam-se questionamentos sobre prevenção e hábitos de saúde, como “Você sabe qual é a forma mais eficaz de detecção precoce do câncer de mama”, com alternativas que incluem exame de mamografia, autoexame das mamas, consulta médica e ultrassonografia; “Você já realizou mamografia” e “Com que frequência você realiza seus exames de prevenção”.

A investigação também aborda dificuldades enfrentadas pelas mulheres “Qual a sua maior dificuldade na prevenção do câncer de mama” e “Para realizar os exames, qual a maior barreira”, com opções que vão desde falta de informação, medo de descobrir a doença, acesso limitado aos exames até tempo de espera nas unidades de saúde.

Outro ponto central é a compreensão sobre cuidados paliativos, por meio da pergunta “O que você entende como cuidados paliativos” Algumas respostas comuns refletem conceitos equivocados, como abrir mão do tratamento ou entender como fim de vida, enquanto a definição correta, segundo a equipe da APPO, é dar qualidade de vida e aliviar sofrimento de pacientes que enfrentam doenças graves, crônicas ou que ameaçam a vida.

“Nosso objetivo é gerar um diagnóstico claro sobre o conhecimento da população e reforçar a importância da detecção precoce, do suporte familiar e emocional e da conscientização sobre o câncer de mama”, conclui Andréa.

A Pesquisa Outubro Rosa 2025 reforça o papel da APPO como protagonista na mobilização social e educativa em Petrópolis, promovendo um Outubro Rosa que une informação, prevenção e cuidado humanizado.

Informações sobre a APPO ou como se tornar um parceiro e mudar a vida de algum paciente oncológico, podem ser obtidas na sede da APPO Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, localizada à Rua Visconde da Penha, nº 72 - Centro Petrópolis RJ, por meio do telefone fixo (24) 2242-0956, do WhastsApp (24) 99274-1377, do site www.appo.org.br , do e-mail appo@appo.org.br ou ainda das mídias sociais Facebook @ appo.org e Instagram @associacaopetropolitana.

Edição anterior (4043):
sexta-feira, 17 de outubro de 2025


Capa 4043

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral