Edição anterior (2449):
domingo, 25 de julho de 2021
Ed. 2449:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2449): domingo, 25 de julho de 2021

Ed.2449:

Compartilhe:

Voltar:


  Covid-19

Aprovada: Indicação de autoria do Vereador Gil Magno sugere criação de grupos de apoio para pacientes pós-Covid


Com a vacinação contra a covid-19 avançando em Petrópolis e a diminuição dos casos graves da doença, a Câmara Municipal tem enviado ao Executivo Municipal pedidos de atenção às pessoas que já tiveram a doença e ficaram com sequelas. Um exemplo é o caso da indicação do Vereador Gil Magno (DC), que incentiva a criação de grupos de apoio com profissionais voluntários da saúde para atividades de reabilitação aos pacientes com sequelas da covid-19.

De acordo com a proposta, existem estudos de universidades brasileiras que ressaltam que as sequelas neurológicas acarretam consequências emocionais e psicológicas, tais como síndrome do pânico, alucinações, perda de memória recente, dificuldade de concentração para leitura, cálculo e dificuldade na escrita.

Segundo o vereador, muitas pessoas, por não terem condições financeiras para a plena recuperação não recebem a assistência necessária pós-covid. “A covid é algo inimaginável. Somente quem passa por essa doença sabe a angústia, o sofrimento e o quão é preciso, além de todo respaldo para recuperação, o acolhimento, amor e a esperança de que um dia tudo ficará bem”, lembra o vereador autor da indicação, Gil Magno.

Dessa forma, a criação de grupos de profissionais da saúde, multidisciplinares e voluntários, seria eficaz para uma reabilitação adequada, pois adotariam os pacientes que saem ou já saíram dos hospitais públicos para o tratamento pós-hospitalização com atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, além de acesso a enfermeiros, nutricionistas, medicamentos e exames.



Edição anterior (2449):
domingo, 25 de julho de 2021
Ed. 2449:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2449): domingo, 25 de julho de 2021

Ed.2449:

Compartilhe:

Voltar: