Eleita no último dia 22 de julho, Andréa Teixeira e Freitas passa a liderar o principal órgão de controle social da saúde pública no município
A assistente social Andréa Teixeira de Freitas, representante da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO), foi eleita presidenta do Conselho Municipal de Saúde de Petrópolis, na terça-feira, 22 de julho. Com ampla experiência na área da assistência social e engajada na luta pelos direitos dos pacientes oncológicos, Andréa assume a condução do colegiado responsável por deliberar, fiscalizar e acompanhar as políticas públicas de saúde na cidade.
Os conselhos municipais de saúde são espaços institucionais de participação popular, previstos pela Lei nº 8.1421990, que garantem à sociedade civil o direito de interferir diretamente na formulação e no controle da execução das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Com caráter deliberativo e permanente, o Conselho é composto por representantes do poder público, dos trabalhadores da saúde, dos prestadores de serviços e, em sua maioria, por usuários do SUS.
A presidência do Conselho é uma função estratégica. Além de coordenar as reuniões e os processos internos do colegiado, cabe à presidenta representar o Conselho nas instâncias públicas, promover o diálogo entre os diferentes segmentos da sociedade e zelar pelo cumprimento das decisões aprovadas em plenária.
Para a APPO, a eleição de Andréa Teixeira representa não apenas o reconhecimento da sua trajetória como profissional comprometida com a saúde pública, mas também o fortalecimento da participação ativa da associação nos espaços de decisão do município. “Acreditamos que a presença da APPO nesse lugar de escuta, fiscalização e proposição de políticas públicas é fundamental para garantir que os direitos dos pacientes oncológicos sejam respeitados e ampliados”, afirma Cléo de Marco, voluntária da APPO.
Ao assumir a presidência, Andréa reafirma o compromisso de lutar por uma saúde pública mais justa, acessível e transparente. Sua atuação à frente do Conselho promete priorizar o diálogo democrático e a fiscalização atenta dos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde, sempre com foco na defesa dos usuários do SUS.
Veja também: