Edição anterior (2582):
sexta-feira, 03 de dezembro de 2021
Ed. 2582:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2582): sexta-feira, 03 de dezembro de 2021

Ed.2582:

Compartilhe:

Voltar:


  Tecnologia

Audiência pública realizada na Câmara Municipal anuncia a chegada de projetos tecnológicos para Petrópolis

 


Foto: Ascom CMP

 

Na noite da última terça-feira (30), o vereador Fred Procópio presidiu uma audiência pública, na Câmara Municipal, para tratar do desenvolvimento econômico do município e apresentar o trabalho realizado pelo Serratec em Petrópolis. Na ocasião, também foram anunciados projetos que serão trazidos para Petrópolis através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado do RJ.

Estavam presentes na reunião o vereador Dr. Mauro Peralta, Paulo Cerqueira, professor da Universidade Católica de Petrópolis, Roberto Rocha, do Instituto Philippe Guédon, Vagner Costa e Marcelo Carius, Diretores do Serratec, Cláudio Riggo, Diretor de Tecnologia da Secretaria Desenvolvimento Econômico do Município, Thaís Ferreira, gerente executiva do Serratec, Guilherme da Motta Alves, Presidente do Serratec e Marcelo Soares, Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Petrópolis. Remotamente participaram os vereadores Domingos Protetor, Eduardo do Blog, Gilda Beatriz e Yuri Moura, além do Secretário de Desenvolvimento Econômico do estado do RJ, Vinicius Farah.

Após convocar a composição da mesa, Fred Procópio passou a palavra para o Presidente do Serratec que apresentou a história e o trabalho realizado pelo Instituto, que hoje conta com mais 200 empresas e gera em torno de 3.400 empregos. “Somos umas instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo gerar crescimento econômico e impacto social para Petrópolis através do desenvolvimento tecnológico. Nosso sonho é transformar a cidade em referência tecnológica no cenário brasileiro, pois entendemos que a tecnologia melhora a indústria, o comércio, o turismo, entre outros setores”, pontua Guilherme da Motta Alves.

Atualmente, o Serratec, por meio das empresas que compõem o arranjo produtivo de TI na região, atende mais de 30 países e soma na ordem de 800 milhões de reais de faturamento. A meta é de crescimento de 20% até 2023, tanto em faturamento como em número de empregos. “Hoje cada real investido no Serratec retorna em sete vezes mais em relação à geração de emprego e faturamento das empresas. Se o poder público nos apoiar, podemos incrementar ainda mais esses resultados, principalmente em um setor que a cada dia demanda por mais profissionais qualificados e novas empresas”, afirma Marcelo Carius.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura parabenizou o Serratec por conseguir colocar Petrópolis em destaque nacional na área tecnológica e ressaltou outros atributos para se viver e empreender no município. “Empresa é o que gera riqueza e nosso município reúne todos os elementos necessários para essa evolução: temos a presença do LNCC, cinco universidades e escolas técnicas formando profissionais, sete multinacionais e uma dúzia de empresas com mais de 100 anos. Sem contar que somos a cidade mais segura do Rio de Janeiro. Temos segurança para quem trabalha, visita e mora”, comenta Marcelo Soares.

Novos projetos para a cidade

Ainda durante a audiência, o Secretário de Desenvolvimento Econômico do estado do RJ, Vinicius Farah, anunciou alguns projetos para Petrópolis, dentre eles a instalação de uma Agência de Desenvolvimento Econômico, em local já cedido pela Prefeitura. “É um projeto da nossa secretaria que levará 13 agências para todo o estado. Será uma solução de A a Z para o empreendedor que quer abrir um negócio. Assim, ele poderá resolver todas as exigências legais em um só lugar e com muito mais agilidade. Quem ganha é a cidade, pois irá gerar emprego e mover a economia. Petrópolis é uma potência na área tecnológica, de turismo, de gastronomia, de hotelaria e de malharias. É verdadeiramente uma das cidades mais importantes do país, por isso o governo do estado está entregando ações e produtos que vão ao encontro do tamanho que Petrópolis representa para o Rio e para o Brasil”, comemora.

- Esta audiência demonstrou a importância que a nossa cidade tem para o estado e a chegada desta agência coloca Petrópolis no centro da discussão da retomada econômica pós-pandemia. Quero agradecer ao Farah e ao Hingo, que já disponibilizou o espaço e firmou o acordo para acontecer esta parceria -, acrescenta o Presidente da Câmara, Fred Procópio.

Centro de Formação Tecnológica

Outro projeto do governo do estado para Petrópolis será a chegada de um Centro de Formação Tecnológica. “É um plano que promete ser referência nacional. Contaremos com o Serratec para compor o conselho que criará este espaço, visando contribuir para a melhora do nosso produto. Será um privilégio tê-los desde a modulação”, reforça Farah, informando, ainda, que no dia 17 de janeiro será realizado um fórum, no Quitandinha, voltado para debater o desenvolvimento econômico da região serrana.

O Serratec também destacou os trabalhos de empresas de tecnologia do seu arranjo produtivo para o desenvolvimento de soluções de energia limpa e mobilidade sustentável. No dia 25 de novembro, durante a realização do Petrópolis Tech Summit 2021, foi inaugurado no prédio do Serratec do Quitandinha um eletroposto fast charge de 22 kW para veículos elétricos. “Temos um desafio e uma oportunidade. A energia solar e os eletropostos são duas soluções tecnológicas à mão para reduzirmos o impacto ambiental e as despesas com logística de nossas atividades como sociedade. No estado do Rio de Janeiro temos 37 eletropostos públicos. No Brasil são entre 300 e 400 e a projeção é chegarmos a quatro milhões de eletropostos até 2030 no país”, explica Vagner Costa, Diretor do Serratec, ressaltando que muitas pessoas não adquirem veículos elétricos porque não há a disponibilidade de eletropostos.

- Já deixamos pactuada outra audiência pública para tratarmos sobre energias renováveis. Irão participar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Secretário de Meio Ambiente do Estado, Thiago Pampolha, e o Serratec, que está cuidando dos eletropostos e do desenvolvimento da região serrana na questão da energia limpa -, finaliza Procópio.



Edição anterior (2582):
sexta-feira, 03 de dezembro de 2021
Ed. 2582:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2582): sexta-feira, 03 de dezembro de 2021

Ed.2582:

Compartilhe:

Voltar: