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Aumento da demanda de passageiros em Petrópolis após reestruturação do transporte público traz novos desafios para as empresas

Foto: Divulgação PMP
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Lucas Klin especial para o Diário

A Prefeitura de Petrópolis registrou um aumento significativo na demanda de passageiros nas regiões da Estrada da Saudade e Retiro, com um crescimento de 26% após a reestruturação do sistema de transporte público. A decisão de anular o contrato com a Viação Cascatinha levou à operação das linhas por novas empresas.

Desde o dia 16 de maio, as linhas operadas pelas empresas Cidade das Hortênsias e Turp têm sido elogiadas por seu cumprimento de horários e condições de limpeza dos ônibus. Esses fatores contribuíram para o retorno dos passageiros ao transporte público, evidenciado pelos números da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans).

Na região da Estrada da Saudade, a demanda aumentou de 3.623 passageiros entre os dias 01 a 15 de maio para 4.175 passageiros após a reestruturação, representando um aumento de 15%. Já no Retiro, o aumento foi ainda mais expressivo, com um crescimento de 33%, passando de 5.447 para 7.272 passageiros.

Além disso, houve uma melhoria significativa na qualidade do atendimento com relação às falhas mecânicas. Durante o período anterior à reestruturação, a Viação Cascatinha registrou 97 falhas mecânicas em operação. No entanto, após a mudança, a Cidade das Hortênsias teve apenas uma falha mecânica e a Turp seis falhas.

A Petro Ita também está passando por mudanças para melhorar o serviço aos passageiros. Com o retorno ou acréscimo na operação de pelo menos 10 linhas desde a última quarta-feira (29), o município viu o retorno completo da frota nas ruas até segunda-feira (10). As linhas 402 Taquara (via Vista Alegre), 433 Sargento Boening (Duas Pontes), 403 Honduras, 412 Quitandinha (Alto da Serra), 459 Alto Independência (via Alto da Serra), 204 Valparaíso (Praça da Liberdade), 443 Tancredo Neves, 454 Vila Hípica (Rio de Janeiro/Rua Friburgo), 420 Meio da Serra e 464 Roncoroni (via Eugênio Werneck) voltaram à operação.

Isidro Rocha, diretor da Petro Ita, afirmou que o processo de reestruturação incluiu contratação de profissionais, investimentos em peças e insumos, e intensificação dos trabalhos no setor de manutenção. Ele expressou confiança na capacidade da empresa de efetuar reparos ou correções imediatamente.

A Turp Transporte também implementou medidas para melhorar a experiência dos passageiros. Com a ampliação da quantidade de viagens diárias na linha 633 Comunidade do Neylor, um terceiro veículo entrou em operação durante os horários de pico, reduzindo a frequência entre as viagens para apenas 25 minutos em dias úteis.

Jean Moraes, diretor da Turp Transporte, destacou que a empresa está se adaptando às necessidades locais para garantir um atendimento rápido, eficiente e confortável aos passageiros. A medida experimental aumentou o número de viagens na região em dias úteis em um acréscimo equivalente a 25%.

Estes dados mostram um aumento significativo na demanda dos passageiros pelo transporte público. As empresas estão tomando atitudes para suprir esse aumento, visto a necessidade de melhorias nos veículos e ampliação das linhas. Vale ressaltar a tentativa de melhoria da Petro Ita, visto os últimos acontecimentos, como a vistoria da CPTrans que reprovou 87% da frota da empresa, sendo que o laudo é contestado pela empresa. Resta saber se a demanda continuará subindo e, se as empresas conseguirão melhorar a qualidade do serviço, principalmente aquelas que estão sendo bastante questionadas, principalmente pelas autoridades e passageiros.

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