Daniel Xavier estagiário
Moradores da Rua Guilhermino Martinho, conhecido popularmente como Bananeira, localizada no distrito de Pedro do Rio, altura do quilômetro 52 da BR-040, relatam um vazamento de esgoto a céu aberto que perdura há cerca de um mês. O fato ocorre, pois, um dos canos do sistema individual que a comunidade tem rompeu. E, o custeio de uma nova tubulação, é tido como inviável.
Os residentes lembram que o esgoto à céu aberto traz prejuízos, principalmente, à saúde da população que vive no local.
Está um odor horrível. Fezes estão espalhadas pela rua, junto de todo tipo de excremento. A gente tem uma tubulação própria para o pessoal aqui da região, mas que fica estourando a todo momento. E não temos como custear canos novos sempre. Eu tenho uma filha de dois meses em casa. Essa situação pode ser prejudicial a ela, relata um dos moradores, Rafael Borges.
A Águas do Imperador, em nota, esclareceu que o local indicado não é atendido pela concessionária. Em casos como este, é responsabilidade do proprietário do imóvel a construção de um sistema individual de tratamento.
O Diário também recorreu à Prefeitura para tentar viabilizar uma solução do problema e, até mesmo, para que a captação do esgotamento sanitário fosse disponibilizada na região. No entanto, não tivemos retorno.
Veja também: