Conselho Revisor do Plano Diretor também vai promover audiências públicas para debater o assunto com a população
O Conselho Revisor do Plano Diretor (CRPD) abriu uma consulta pública sobre o projeto de formalização dos bairros de Petrópolis. No fim de junho, o órgão aprovou uma proposta para oficializar bairros em 44 localidades na cidade e, neste momento, a população vai poder apresentar sugestões para aprimorar a iniciativa. Além disso, o CRPD também vai promover audiências públicas para debater o assunto com os moradores de cada um dos cinco distritos da cidade.
A consulta pública está aberta no site da Prefeitura ( https://www.petropolis.rj.gov.br ). Toda população pode analisar o mapa de Petrópolis com a proposta dos bairros e apresentar sugestões ao grupo de trabalho instituído dentro do CRPD para elaborar o projeto.
A formalização dos bairros se arrasta há mais de uma década, com uma proposta sendo apresentada pela Prefeitura em 2018, mas sem avanços. Depois disso, somente em novembro de 2023 foi criado um grupo de trabalho no CRPD para desenvolver a atual proposta, que foi aprovada pelo Conselho no fim de junho.
A delimitação dos bairros aproveitou parte do trabalho feito em 2018 e também levou em consideração os setores utilizados pelo IBGE para realização do Censo de 2022. Outros fatores utilizados para a elaboração da proposta foram a existência de barreiras naturais (hidrografia e topografia), construções (vias, pontes), informações da Águas do Imperador e de IPTU e o conhecimento da cidade pelos integrantes do grupo de trabalho.
Com isso, 44 localidades foram mapeadas: Alto da Serra, Araras, Bingen, Bonfim, Brejal, Carangola, Cascatinha, Castelânea, Caxambu, Centro, Coronel Veiga, Corrêas, Córrego Grande, Duarte da Silveira, Estrada da Saudade, Fazenda Inglesa, Floresta, Independência, Ingelheim, Itaipava, Itamarati, Manga Larga, Meio da Serra, Morin, Mosela, Nogueira, Pedro do Rio, Provisória, Quarteirão Brasileiro, Quissamã, Quitandinha, Retiro, Ribeirão Grande, Rio Bonito, Roseiral, Samambaia, Santa Rosa, São Sebastião, Secretário, Siméria, Taquaril, Vale das Videiras, Vale do Cuiabá e Valparaíso.
Audiências públicas virtuais
O Conselho Revisor do Plano Diretor (CRPD) vai promover cinco audiências públicas virtuais para debater a delimitação dos bairros em cada um dos cinco distritos de Petrópolis. Elas vão acontecer sempre às terças-feiras, entre 18h e 20h. Veja as datas e os links para acessar as audiências públicas no site da Prefeitura: https://www.petropolis.rj.gov.br .
Para o Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), Sydnei Menezes, o que cabe destacar é a importância da revisão e discussão do plano diretor. “Quanto à criação de bairros, na verdade, são unidades espaciais de gestão pública. Então, cabe realmente à administração municipal definir o perímetro dessas áreas como unidades. Como eu disse, unidades espaciais de administração pública são espaços territoriais que serão definidos os bairros e sub-bairros. Sob o ponto de vista do impacto nisso no plano diretor, não haverá um impacto direto, uma vez que o plano diretor trata das grandes diretrizes do desenvolvimento urbano, físico e territorial do município de Petrópolis”, disse.
Veja também: