Edição anterior (2624):
sexta-feira, 14 de janeiro de 2022
Ed. 2624:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2624): sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Ed.2624:

Compartilhe:

Voltar:


  Passaporte da vacina

Bancários querem adoção de comprovante de vacina para clientes em agências

Outros setores afirmam que não tem sentido impactos como afastamento de funcionários por causa de covid-19

 


 Foto: Pixabay

Rômulo Barroso - especial para o Diário de Petrópolis

Os casos de covid-19 continuam preocupando os bancários de Petrópolis. Segundo o sindicato da categoria (SindBancários), mas cinco funcionários tiveram diagnóstico positivo para a doença apenas nessa quinta-feira (13/01). De acordo com a entidade, já houve infecções neste início de 2022 em agências de Caixa, Santander, Itaú e Bradesco. Por isso, o sindicato quer que sejam adotadas novas medidas de prevenção - uma das que estão em estudo é solicitar a adoção de comprovante de vacinação para que clientes possam entrar nas agências bancárias.

O presidente do SindBancários, Marcos Alvarenga, voltou a dizer que a situação da covid-19 entre bancários é "extremamente preocupante" e que "os casos positivos são diários e estão aumentando de forma exponencial". Ele explicou como seria a adoção dessa medida.

"Exigir aos clientes e usuários das agências bancárias, casas lotéricas e similares a comprovação do esquema de vacinação completo, a ser comprovado mediante apresentação do cartão de vacinação ou aplicativo digital oficial, acompanhado de documento de identidade com foto", disse ele, que quer levar a proposta para a Câmara de Vereadores e apresentar a ideia ao governo municipal.

Segundo o Sindicato, 15 mil pessoas em média procuram alguma das 30 agências bancárias do município diariamente, sem contar o público de casas lotéricas e correspondentes bancários, movimento que é maior no início de mês.

Outros setores não sofrem com afastamentos

Na edição desta quinta-feira do Diário, o Sindicato Bancários já havia afirmado que eram "dezenas" de casos positivos e suspeitos em pelo menos sete agências. No entanto, outros setores não têm registrado aumento de casos nesses primeiros dias do ano ou necessidade de afastamento de funcionários.

Rodoviários

O Setranspetro informa que todas as empresas de ônibus seguem prezando pelos cuidados essenciais recomendados pelos órgãos municipais e de saúde. Desde o início da pandemia, poucos colaboradores foram diagnosticados com Covid-19, mesmo atuando na linha de frente. Entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, pouco menos de 0,5% dos rodoviários testaram positivo à Covid-19. Mesmo com a taxa de contágio extremamente baixa entre os profissionais, as operadoras seguem orientando que os rodoviários se preparem para a dose de reforço da vacina, prevista ainda para este mês.

Comércio

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Petrópolis disse que tem prestado cerca de 1,2 mil atendimentos médicos (considerando qualquer problema de saúde) por mês para funcionários de estabelecimentos comerciais e parentes deles, mas o número é até menor do que no período anterior à pandemia. De acordo com a entidade, os sindicalizados podem procurar consultas em caso de necessidade e, caso os sintomas sejam mais graves, são encaminhados para as UPAs ou hospital.

Indústria

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) está fazendo um levantamento sobre o impacto da covid-19 no setor, mas ainda não divulgou os dados.

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e do Mobiliário de Petrópolis (Siticom) informou que não há relatos de operários que deixaram de trabalhar em pelo menos três grandes obras realizadas em empreendimentos erguidos em Itaipava, Nogueira e Fazenda Inglesa.

Hospedagem

O Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis informa que o setor não sentiu impacto com relação à mão de obra no que diz respeito à covid-19 nestes primeiros dias de janeiro. Bares, Hotéis e restaurantes de Petrópolis continuam funcionando normalmente.

 



Edição anterior (2624):
sexta-feira, 14 de janeiro de 2022
Ed. 2624:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2624): sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Ed.2624:

Compartilhe:

Voltar: